A TV Assembleia está preparando um vídeo para o grande Ato Público contra o fechamento das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE’s, que será realizado com apoio da prefeitura de Sete Lagoas, Assembleia Legislativa de Minas Gerais e importantes Entidades da sociedade sete-lagoana, dia 9 de novembro, às 9hs, na Praça Dom Carlos Carmelo Mota, praça da feirinha. Nessa segunda-feira, 7, a TV Assembleia esteve na APAE de Sete Lagoas realizando gravação para a produção do vídeo, que contou com a participação do prefeito Marcio Reinaldo. “Minas abraça as APAE’s” é o nome do slogan do grande Ato Público, para o qual, toda a população está convidada a participar.
Um dos importantes trabalhos realizados com as crianças da APAE de Sete Lagoas é a Cinoterapia, que é uma terapia realizada com o auxílio de cães. Um estudo realizado com crianças de três a dez anos registrou que as que convivem com cães são mais afetuosas e tem um bom desempenho no relacionamento social.
De acordo com o tenente da Polícia Militar, PM, Ivair José Cardoso, a Cinoterapia estimula os movimentos das crianças, através do contato com o cão adestrado. Ele explica que a Cinoterapia é realizada na APAE duas vezes por semana com o cão labrador “Ringo” que é dirigido pelo adestrador da PM, cabo Eduardo Almeida de Souza. “Há situações que a medicina tem dificuldade em auxiliar e que o cão consegue estimular. E as crianças também contam com acompanhamento fonoaudiológico e psicológico, caracterizando assim, um acompanhamento multidisciplinar”, conta.
Para a mãe da aluna Ellen, Maraysa Guimarães, a Cinoterapia representou um benefício muito grande para a filha. “Trouxe disciplina e um respeito maior com os animais da parte dela, considerando que temos em casa dois cães e uma gatinha. Hoje pedimos para Ellen aguardar quando é preciso e ela sabe esperar com mais tranquilidade. Também trouxe mais empolgação e alegria na vinda para a APAE.
O prefeito Marcio Reinaldo reafirma sua convicção a favor de todo o movimento em favor das APAE’s. Segundo ele é fundamental demonstrar à população mineira e brasileira, a repulsa de todo o povo à proposta “simplória e negligente” que tramita no Senado que tem o objetivo de integrar todas as crianças excepcionais as escolas comuns. “Estamos propondo um Ato Público que ressoe para o Brasil. Nesse sentido, queremos que o Senado reverta a posição assumida de maneira irresponsável pela Câmara Federal. O momento agora é também de conscientização do povo de Sete Lagoas e de outras regiões. Para este fim, desde já queremos convidar e contar com a presença de toda a população no grande e importante Ato Público, que será realizado dia 9 de novembro, às 9 hs, na praça da feirinha”, conclama.
Com informações de Ascom Prefeitura