Feirante capacitado significa comida boa e segura. Com esse propósito, a Prefeitura, em parceria com o curso de Engenharia de Alimentos da Universidade de São João del Rey – Campus Sete Lagoas, realizou mais um curso de manipulação de alimentos junto aos feirantes do município, desta vez, com os participantes da feirinha da Praça Dom Carlos Carmelo Mota, a feirinha do centro. O curso foi realizado na noite desta quarta-feira, 27 de novembro, no Teatro Redenção. Esta foi a última turma capacitada, depois de o curso já ter sido ministrado para os feirantes das feiras do Nova Cidade, Boa Vista, Montreal, JK, Cidade de Deus, Santa Maria, Várzea, Barreiro, Santa Rosa e Verde Vale.
De acordo com a professora do curso de Engenharia de Alimentos da UFSJ Campus Sete Lagoas, Andreia Marçal, o curso teve início em 2014, em uma parceria entre a Universidade e a Prefeitura, com o apoio da Vigilância Sanitária Municipal (Visa) e a coordenação das feiras. “A ideia é capacitar os manipuladores de alimentos, trocando experiências entre a academia e o dia a dia dessas pessoas, pensando no bem maior, que são nossas feiras, locais de lazer, cultura, alimentação, subsistência. Além de oferecerem suas delícias, que possam também oferecer alimentos seguros, desde a manutenção da matéria prima, passando pelo preparo desses alimentos, até a oferta dos produtos nas barracas”, explica.
Quem está no dia a dia da feira reconhece a capacitação. “É muito importante pra gente esse curso. Queremos ter tudo de acordo, dentro das exigências. Cada dia tem uma novidade e temos que estar por dentro de tudo”, comenta a presidente da Feira do Centro, Graça Melo. “Essa capacitação é mais um passo para qualificarmos nossos feirantes. É muito importante pra nós, sete-lagoanos, estarmos conscientes de que os alimentos vendidos em nossas feiras são todos bem feitos, dentro das regras da Vigilância Sanitária”, afirmam a gerente de Eventos Culturais do Município e responsável pela feirinha do centro, Vanessa Coutinho, e o coordenador do Programa Feira Legal, Cristiano Morais.
A Vigilância Sanitária Municipal, parceira da iniciativa, reitera que seu papel não é só fiscalizar, mas também capacitar e apoiar os feirantes. “É uma exigência da Vigilância, está em nosso código de saúde. Todo manipulador de alimentos precisa fazer esse curso, que já era oferecido pela Vigilância Sanitária. De uns anos pra cá, temos essa parceria com a UFSJ, inclusive como tema de trabalhos de conclusão de curso dos alunos”, explica a fiscal da Visa Municipal, Luciana de Souza Cruz. Ao final do treinamento, não poderia faltar a entrega dos certificados aos participantes, que já podem colocar em prática os conhecimentos adquiridos.
Da Redação com ASCOM Prefeitura de Sete Lagoas