O Passando a Limpo desta sexta-feira (29) recebeu o Coronel Helvécio Fraga dos Santos, comandante da 19ª Região de Polícia Militar (RPM) desde setembro de 2024. Natural de Belo Horizonte, o Coronel Fraga tem 48 anos e acumula 28 anos de experiência na PMMG, com vasta atuação em cargos de comando, coordenação operacional e gestão estratégica. Ele é responsável pela segurança em 14 municípios de Minas Gerais e traz uma trajetória sólida que inclui cargos como Subchefe do Gabinete Militar do Governador e Diretor de Tecnologia e Sistemas da PMMG, além de ser reconhecido por sua contribuição no desenvolvimento de políticas públicas de segurança.
Coronel Fraga conta que assim que recebeu a missão de comandar a 19ª RPM se inteirou sobre os recursos humanos disponíveis na corporação, principais demandas da segurança pública e indicadores dos serviços prestados, tendo se deparado com uma situação muito favorável e promissora. Um dos principais aspectos encontrados assim que assumiu foi o efetivo compromissado com o trabalho que vem sendo feito na região nos últimos anos.
De acordo com o comandante, na região da 19ª acontecem por ano cerca de 50 a 55 mil ocorrências policiais. Perguntado sobre uma possível percepção da sociedade de que estariam ocorrendo mais crimes violentos atualmente, ele contrapõe com a estatística de que apenas 8% (número máximo) daquelas ocorrências seriam de tal natureza.
Ao invés de se ater somente a números, o Coronel levanta também questões que vão além da percepção da sociedade sobre a atuação das forças de segurança. Junto aos apresentadores, ele analisa como o público mais jovem tem entendido e assimilado a atuação das forças policiais e as posteriores consequências judiciais para pessoas que acabam sendo detidas ou presas por atos criminosos.
Outro ponto bastante debatido durante o programa, e algo com que o Coronel trata com propriedade devido a sua experiência adquirida, foi a tecnologia a serviço das polícias. “Não há como caminhar para evolução da segurança pública sem tecnologia”, afirma.
Ele exemplifica que por trás das informações que chegam em tempo real aos aplicativos de celulares dos policiais, existe uma política robusta e duradoura de investimentos em estrutura, equipamentos, softwares e integração com outros setores da administração pública.
Quando apresentado a iniciativas já adotadas e outras em projeto para tornar Sete Lagoas uma “cidade inteligente”, Coronel Fraga pontua que também acredita que isso possa ser adotado em toda a 19ª RPM, ampliando o chamado cinturão de proteção e priorizando a integração entre os 14 municípios.
Além disso, ele destaca as ações da PM para o fim do ano. A começar por hoje (29) na Operação Black Friday, policiais estarão presentes também a partir do próximo dia 2 numa operação visando movimentações em torno do Natal. As operações pretendem colocar um efetivo maior nas regiões de intensa movimentação comercial e também garantir a segurança na circulação das pessoas entre os municípios.
Ele destaca também a campanha “Se deu dúvida, é golpe” que busca alertas os cidadãos contra tentativas de golpes virtuais.