Minas Gerais foi o principal destino dos turistas de fora do país durante a Copa das Confederações, evento-teste para a Copa do Mundo, que aconteceu no último mês de junho. O Estado ficou a frente do Rio de Janeiro, cuja capital recebeu a decisão, e de cidades do Nordeste brasileiro. Um dos destinos mais procurdos em MG foi Sete Lagoas que ficou entre as 20 cidades mais visitadas por estrangeiros no período.
Outros locais na lista dos 20 destinos mineiros mais visitados estão as cidades históricas de Ouro Preto, Mariana, Sabará e Diamantina. Lugares mais próximos da capital, como Sete Lagoas, conhecida por suas grutas, e Brumadinho, onde fica o Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico (Inhotim), também figuraram na lista.
Cidades populosas e industriais, como Contagem, Ipatinga e Uberlândia, também foram visitadas, talvez, para aproveitar oportunidades de negócios. Nesse caso, até locais mais distantes de Belo Horizonte (mas próximo de São Paulo), como Santa Rita do Sapucaí, polo tecnológico do Estado, aparece na relação de destinos visitados.
Além das seis cidades-sede, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador, Brasília e Rio de Janeiro, mais de 130 lugares foram visitados por 20 mil estrangeiros em todo o país. Na Copa do Mundo, a expectativa é que 600 mil turistas venham ao Brasil.
Da redação