Na última sexta-feira, 29 de novembro, a Secretaria Municipal de Educação reuniu em sua sede professores e diretores para o encerramento do ano letivo, discussão de boas práticas de ensino e planejamento do próximo ano.
“Falamos sobre gestão em foco para empoderar nossos diretores à frente das escolas, além de apresentar a eles meu currículo cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq, com todas as portarias publicadas nesses cinco anos e meio, o Plano Municipal de Educação, o Plano Municipal Pela Primeira Infância e, em breve, o e-book com a trajetória da educação 2019-2024, onde todos são atores”, disse a secretária Roselene Teixeira.
A diretora da Escola Municipal Quincas Nogueira, Rosângela Guimarães, foi uma das que apresentaram seus resultados. “Tive a oportunidade de falar sobre nossos êxitos, junto à nossa equipe escolar. Foi um momento de troca de experiências, de valores e de mostrar para as minhas colegas gestoras que a Escola Municipal Quincas Nogueira é uma referência na educação infantil na rede municipal de ensino”, enalteceu a diretora.
Educação Física
Já a Educação Física foi inserida pelo Município nos anos iniciais do Ensino Fundamental em agosto deste ano, em caráter experimental, e já se mostrou uma forte aliada no desenvolvimento físico, intelectual e emocional dos pequenos. “Estamos possibilitando essa integração entre os professores, apresentando boas práticas, para consolidar esse trabalho iniciado aqui. Nos anos iniciais, a Educação Física é mais lúdica, com brincadeiras e socialização”, explicou a gerente de Equipe Pedagógica da Secretaria, Márcia Veiga.
Em tempos de telas, sedentarismo e obesidade infantil, a professora de Educação Física do CEMEI Menino Deus e da E.M. Pedro Chaves, Amanda Maria do Carmo, enumera os benefícios da educação física para as crianças. “Elas têm se movimentado mais, melhorando ações simples dessa fase como pular, correr, brincar, dançar. Sempre uso música nas minhas aulas. Temos alunos autistas e cadeirantes também. Eles melhoraram muito não só no aspecto físico. As mães nos relatam que as crianças chegam mais animadas, com um melhor desenvolvimento, conversam mais com os pais, dormem melhor, entre outros benefícios”.
Da Redação com PMSL