A Anatel informou na última segunda-feira (2) que todas as cidades brasileiras estão preparadas para receber o 5G standalone, também conhecido como “5G puro”. Essa versão do 5G é responsável pelos principais benefícios dessa geração de internet móvel. Sete Lagoas se inclui nos 18% das cidades que já possuem antenas compatíveis com a tecnologia.
Dos 5.570 municípios do Brasil, 1.022 já contam com antenas 5G (standalone ou não), conforme dados de dezembro de 2024. Isso não indica um atraso por parte das operadoras, que começaram a liberar o sinal em julho de 2022 e têm até o final de 2029 para levar a tecnologia a todo o país.
Segundo os dados da Anatel, na data de hoje Sete Lagoas possui 21 estações do 5G licenciadas, sendo dezesseis da Vivo, quatro da Tim e uma da Claro (dados disponíveis aqui). Cidades próximas como Matozinhos e Pedro Leopoldo também possuem antenas licenciadas para tal tecnologia.
Embora os dados da Anatel se refiram a antenas licenciadas, não é possível garantir que todas estejam em funcionamento. Por isso, não é possível determinar com precisão quantas cidades possuem o sinal ativo. A Anatel esclareceu ao g1 que “se pressupõe que a estação esteja em plena operação se a empresa efetuar o seu licenciamento”.
A Conexis, associação que representa as operadoras, explicou que as empresas podem licenciar antenas antes de elas entrarem em operação. Além disso, a operação de uma antena pode ser interrompida por fatores como falhas técnicas, furtos ou vandalismo.
Quais as vantagens do “5G puro”?
O 5G standalone é a versão mais avançada dessa geração de internet móvel. No início da operação no país, as operadoras ofereceram versões de transição que ainda utilizavam parte da infraestrutura do 4G.
Essa tecnologia opera na faixa de 3,5 GHz, que anteriormente era destinada ao sinal da TV parabólica. As operadoras Claro, TIM e Vivo, vencedoras dos blocos nacionais no leilão do 5G, financiaram a mudança dessa faixa para liberar o uso da frequência para a internet móvel.
Com o 5G standalone, a latência (tempo de resposta entre o dispositivo e os servidores de internet) é ainda mais reduzida, o que diminui o “delay” (atraso) em chamadas de vídeo e jogos online.
Outra característica marcante dessa versão do 5G é sua capacidade de suportar um número muito maior de dispositivos conectados simultaneamente, além de proporcionar uma conexão mais confiável, já que um aparelho pode se conectar a várias antenas ao mesmo tempo.
Espera-se que essas inovações impulsionem avanços em setores como indústria, comércio, agricultura e saúde.
Com Anatel e g1.