O número de pessoas retiradas de suas casas em Conceição do Pará, município de Minas Gerais, após um deslizamento de rejeitos, subiu para 134, conforme confirmou a empresa Jaguar Mining, responsável pela mina Turmalina. O incidente ocorreu no sábado (7), e a evacuação seguiu no domingo (8).
Inicialmente, 79 moradores haviam sido retirados das residências, mas, devido ao risco contínuo, mais pessoas foram retiradas ao longo do dia. As famílias afetadas foram encaminhadas para casas de familiares e hotéis da região. A Jaguar Mining expressou pesar pela situação e afirmou que está oferecendo toda a assistência necessária aos evacuados. A empresa também alertou para que as pessoas não retornassem às suas casas para retirar pertences, devido ao risco de novos deslizamentos.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a movimentação de rejeitos sólidos e de terra danificou parcialmente a área de uma residência, mas felizmente ninguém ficou ferido. A evacuação também afetou os trabalhadores da mina, que foram retirados do local.
A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou que um posto de abastecimento de combustível da mina foi parcialmente atingido pelo deslizamento, mas os tanques permaneceram intactos. Ainda assim, foi iniciado um estudo para o esvaziamento seguro dos tanques, que comportam cerca de 15 mil litros de diesel. Além disso, um tanque com 43 m³ de emulsão utilizado nas atividades da mina também foi atingido, mas não houve comprometimento da segurança.
A empresa Jaguar Mining revelou que o deslizamento foi causado por uma anomalia identificada em uma das pilhas de rejeitos durante inspeção realizada na manhã de sábado. A mina, que inclui uma unidade de processamento e uma mina de ouro subterrânea, foi interditada pela ANM, e todas as atividades de mineração foram suspensas.
A ANM determinou que a empresa tome medidas para estabilizar a pilha de rejeitos, garantindo a segurança da estrutura, da comunidade local e do meio ambiente. O monitoramento contínuo e outras ações de estabilização serão realizadas e devem ser informadas em um plano de ação a ser apresentado pela Jaguar Mining.
A Prefeitura de Conceição do Pará informou que está aguardando a inspeção de uma empresa contratada pela responsável pela unidade e destacou que existe um plano de contingência para agir rapidamente em situações emergenciais, em parceria com a Jaguar Mining.
Equipes de Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Nova Serrana também foram mobilizadas para monitorar e gerenciar a situação. Às 16h20 de sábado, o Corpo de Bombeiros alertou para a possibilidade de novos deslizamentos e indicou a possibilidade de evacuação total do povoado.
No domingo (8), a TV Integração registrou o momento em que um morador tentou retornar à sua casa para retirar alguns pertences, mas foi impedido de entrar devido ao risco de novos deslizamentos.
O que diz a Jaguar Mining
“A Jaguar Mining, juntamente com a Polícia Militar de Minas Gerais, as Defesas Civis Municipal e Estadual e o Corpo de Bombeiros Militar, reforçam o pedido à comunidade de Casquilho de Cima, em Conceição do Pará (MG), para que não retornem, nem tentem acessar as residências em área interditada.
Por conta do deslizamento ocorrido em uma pilha de rejeitos/estéril na Unidade Turmalina (MTL), na manhã de sábado, 07 de dezembro de 2024, a região permanece interditada. A medida é necessária para garantir a segurança de todos.
A comunidade de Casquilho de Cima foi evacuada logo após o ocorrido, com acompanhamento das autoridades responsáveis, que mantém pontos de bloqueio em todos os acessos. Até o momento, 134 pessoas foram realocadas para hotéis do município de Conceição do Pará e região, e outras se encaminharam à casa de parentes. Esses dados estão sendo atualizados continuamente.
A Jaguar ressalta que segue prestando assistência à comunidade. Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com a Jaguar Mining pelo e-mail casquilho@jaguarmining.com.br.
A Jaguar lamenta profundamente o ocorrido e informa que segue com a investigação para identificar as causas do deslizamento.”
Ver essa foto no Instagram