O Governo de Minas premiou nessa terça-feira (10), escolas que se destacaram em 2024 no programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS), que consiste em um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária.
A cerimônia, realizada na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), reconheceu instituições municipais e unidades do Colégio Tiradentes que obtiveram bons desempenhos na execução das atividades durante este ano, entre elas, duas escolas municipais de Sete Lagoas: Professor Edson Abreu (12º lugar) e Nádia Lúcia Ferreira Alves (24° lugar), entre 158 escolas de 78 municípios mineiros que conseguiram concluir o projeto.
A proposta do JMS é capacitar educadores, ao disponibilizar cursos sobre educação ambiental, além de formar alunos do 5º ano do ensino fundamental em diversas áreas sobre o tema, como consumo consciente de água e energia, cidadania, educação humanitária para bem-estar dos animais domésticos e silvestres, gestão sustentável de resíduos sólidos, florestas e clima.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edmundo Diniz, o programa é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com as prefeituras municipais e com o Comando-Geral do Colégio Tiradentes, da PMMG. “O programa aborda todas as concepções da área ambiental. Agradecemos e parabenizamos o comprometimento da comunidade escolar de Sete Lagoas nesse projeto”, afirmou o secretário.
“Parabéns ao Dr. Edmundo, ao nosso secretário adjunto de Educação Renato Gomes, à diretora Delma e as professoras Gilsara e Daniely da Escola Municipal Professor Edson Abreu e à diretora Janayna, a pedagoga Lúcia e a professora Elisiane, representando as professoras Vanessa e Francislene, da Escola Municipal Nádia Lúcia Ferreira Alves. E, claro, aos alunos que participaram das nossas ações. Plantamos não apenas mudas, mas também sementes de consciência ecológica em nossos alunos, que agora são Jovens Mineiros Sustentáveis”, disse a gestora municipal do JMS, Dilma Nunes.