Nesta sexta-feira (13), o programa Passando a Limpo recebeu Jessica Terra e Carol Mendes, presidente e assessora de comunicação do Instituto Terrenus, respectivamente. Elas falaram sobre o projeto Reflorestar Cerrado, lançado pela organização e que visa plantar 150 mil mudas de espécies nativas do Cerrado na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Santa Helena.
Carol Mendes, jornalista com passagem marcante pela ETV em Sete Lagoas começa relatando que o projeto almeja algo nunca antes visto em Sete Lagoas, dado o alto número de mudas e potencial de envolvimento da comunidade.
Jéssica Terra é engenheira florestal, CEO e cofundadora da Terrenus, empresa de consultoria ambiental nascida em 2016. Natural de Nova Resende/MG e filha de produtores rurais de café, além de desenvolver sua empresa ela sempre quis construir um legado na área de preservação ambiental.
Esse sonho começou a tomar grandes proporções ano passado quando a empresa criou um viveiro de mudas nativas para atender a um cliente que precisava fazer compensação ambiental.
Daí veio a ideia de criação do braço socioambiental da empresa, o Instituto Terrenus, e a redação do Projeto Reflorestar Cerrado. Além do objetivo do plantio das mudas, o instituto trabalha com educação ambiental, gestão, manutenção e uso sustentável das áreas recuperadas.
O Reflorestar Cerrado foi apresentado à Nikin Clothing, uma empresa suíça internacionalmente reconhecida por suas ações de sustentabilidade, que doou as 80 mil mudas que serão inicialmente plantadas na APA. A marca adota um modelo de negócios onde planta uma árvore para cada produto vendido e agora destina parte de sua contribuição para a recuperação do Cerrado local.
Para se ter uma ideia da grandiosidade do objetivo final do plantio de 150 mil mudas, Carol Mendes destaca que isso equivaleria a plantar 10 mudas em cada rua da mancha urbana de Sete Lagoas.
Para isso, além da parceria com a Nikin, o Instituto Terrenus segue em busca de apoio financeiro e engajamento de pessoas físicas e jurídicas para viabilizar as 70 mil mudas restantes. Voluntários já podem se inscrever para participar do plantio que marca o início das ações de plantio na APA nos dias 20 e 21/12 clicando aqui. O ponto de encontro será ao lado da Capela de Santa Helena às 8h e os representantes da Nikin Carla Gonzaga e Nicholas Hänny estarão presentes.
Jéssica Terra explicou que sua equipe sempre prioriza períodos chuvosos para plantios assim, além de aplicar hidrogel, um polímero que ajuda a reter o suprimento hídrico por mais tempo no solo ao redor das mudas.
Empresas e proprietários que desejem implementar projetos de reflorestamento também podem fazer contato com o Instituto e a própria Terrenus para alinhar o aproveitamento econômico de suas propriedades à preservação ambiental.
Conheça o Reflorestar Cerrado e o Instituto Terrenus
Além disso, Carol e Jéssica revelaram que o Instituto Terrenus em parceria com o Shopping Sete Lagoas inaugurarão na próxima terça-feira (17) um estande no shopping para que interessados conheçam mais sobre o projeto. As pessoas poderão adquirir mudas ao valor de R$ 12 por unidade e “adotá-las”, acompanhando digitalmente seu desenvolvimento inclusive sabendo as coordenadas geográficas de onde serão plantadas.
Reveja o Passando a Limpo: