O Centro Regional de Artesanato Maria dos Anjos Macedo (CRAMAM), mantido pela (Fumep), viveu uma manhã especial nessa quinta-feira (12). Foi quando dezenas de alunos de seus cursos profissionalizantes receberam os diplomas de conclusão dos estudos teóricos e práticos. Uma certeza de um futuro melhor para os formandos e mão de obra qualificada para a cidade.
A sessão solene de formatura contou coma presença de colaboradores do CRAMAM, instrutores e familiares dos formandos dos cursos de Barbeiro, Cabeleireiro, Crochê, Marcenaria, Costura Industrial, Artesanato e Pintura Artística. “Um momento para prestigiar esses profissionais que, certamente, terão carreiras vencedoras. O conhecimento muda a vida das pessoas e estamos muito felizes em proporcionar estas oportunidades”, comentou o prefeito Duílio de Castro. “Sempre apoiamos o CRAMAM e motivamos todos que fazem parte deste processo de aprendizado. Isso significa fortalecer setores da iniciativa privada”, completou o vice-prefeito Dr. Euro de Andrade.
O atual governo municipal investiu muito na estrutura do CRAMAM, por meio da Fumep, criando melhor estrutura para aplicação dos cursos e condições de trabalho para os professores. Uma estratégia que gera resultados altamente positivos. “A formatura de tantas turmas simboliza o nosso sucesso. Agradecemos a administração do prefeito Duílio de Castro e do vice Dr. Euro pelo fortalecimento do CRAMAM”, destacou Aislan Teixeira Dias, presidente da Fumep.
A formatura lotou o auditório do CRAMAM. A direção, professores e alunos contemplaram a vitória que permite pensar em dias melhores. Um momento de satisfação e agradecimentos. “Agradeço professores, alunos e também a administração municipal. Foram vários cursos ministrados nos últimos meses e todos estão de parabéns pela conclusão com tamanha competência”, declarou Nilton Barroso, diretor do CRAMAM.
A grade de cursos profissionalizantes é ampla e permite que os interessados se qualifiquem seguindo suas preferências e habilidades naturais. É o encontro do dom de cada um com a oportunidade. “Estou muito orgulhoso de fazer parte da história do CRAMAM. Sempre tive vontade de fazer este curso e agora ganhei esta oportunidade. Um conhecimento que vou levar para toda minha vida”, disse José Geraldo de Paula, formando do curso de Marcenaria
Foram momentos emocionantes já que, além de preparar pessoas para o mercado de trabalho, o CRAMAM também aceita em suas turmas adolescentes com necessidades especiais. Um verdadeiro exemplo de inclusão reconhecido para senhora Nilma que juntamente com a filha Júlia estudante da APAE, concluiu o curso de Artesanato. “A inclusão é fundamental para esses adolescentes. Eles precisam desta participação porque são capazes e necessitam apenas das oportunidades. Somos todos iguais”, destacou Nilma Maria.
O Cramam fica na rua Das Dálias, 483, bairro Montreal, e mantém cursos gratuitos durante todo ano. Novas vagas serão abertas no início de 2025. Para informações acompanhe o instagram @cramamfumep7l.