Segundo a direção do Núcleo Regional de Sete Lagoas da Fundação Hemominas, o núcleo está enfrentando um período de queda no número de comparecimentos de candidatos a doação voluntária de sangue.
“ Acreditamos que esse fato se deve ao frio e as chuvas que temos enfrentado, porém a demanda transfusional da comunidade continua nas mesmas proporções”, ressalta a coordenação, que afirma que a fundação tem grande necessidade de aumento de coleta.
O Núcleo Regional atende de segunda a sexta-feira de 7:30 às 12:30 horas e também é possível realizar o agendamento das doações pelo telefone (31) 3774 5074.
Segundo a Portaria 1.353/2011 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 16 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade e não ter doenças infecto-contagiosas.
Os jovens com 16 e 17 anos somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou mediante a autorização dos mesmos, por escrito e com firma reconhecida em cartório. (o modelo da autorização está disponível no site www.hemominas.mg.gov.br).
A primeira doação de sangue pode ser realizada até os 60 anos e aqueles que já doaram antes dos 60 anos poderão continuar doando até a idade máxima de 67 anos.
O Hemominas em Sete Lagoas fica na Avenida Dr. Renato Azeredo, 3170, Dante Lanza.
Com informações Hemominas Sete Lagoas.