Mais uma noite marcada pela emoção. O auditório do Unifemm recebeu, nesta segunda-feira (16), centenas de vendedores ambulantes e feirantes de Sete Lagoas para mais uma entrega de credenciais e certificados do Programa Ambulante Legal. O programa regulamenta o trabalho desses profissionais nas ruas, feiras e eventos da cidade.
“Agora vamos nos solidificar como artesãos profissionais e dar rumo para o nosso próprio trabalho. O artesanato é a nossa fonte de recursos e essa legalização é muito importante pra nós”, acredita a artesã Maisy Moda, há 12 anos participando das feiras da cidade. Quem também está esperançoso com a certificação é Frederico Magalhães, mais conhecido como “Fred, da Pizza do Fred”. Além de ter uma pizzaria própria, recentemente o empreendedor também passou a atuar com food truck em alguns eventos. “É muito bom a Prefeitura nos dar essa oportunidade, para podermos ampliar nossos negócios. E, para isso, eu preciso estar legal”, comemora.
Bom para quem recebe a certificação e bom também para quem concede o credenciamento. O vice-prefeito Dr. Euro de Andrade lembra que a certificação contribui também para diminuir a venda predatória de ambulantes que vêm de outras cidades. “Antigamente quem vendia na rua era perseguido, tinha o material tomado. Hoje não. Se a cidade quer crescer, tem que fazer tudo dentro da legalidade. Quem gera emprego e renda para a cidade são os nossos artesãos e vendedores. Isso evita que venham pessoas de fora tomar o lugar dos nossos empreendedores”, afirma.
Ao todo, o Programa Ambulante Legal já credenciou 325 ambulantes, 489 feirantes e 120 artesãos, somando mais de 930 profissionais legalizados. “Estamos credenciando hoje 114 ambulantes que não estavam cadastrados antes e, agora, estão legalizados. Também estamos valorizando os nossos artesãos, aqueles que participam das feiras e das associações de artesanato, com 120 novos certificados. É a Prefeitura valorizando os profissionais da nossa cidade”, reconhece o coordenador do Programa Ambulante Legal, Cristiano Morais.
O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária, Edmundo Diniz, e o prefeito Duílio de Castro, também enalteceram a iniciativa e parabenizaram os credenciados. “Estão todos credenciados a partir de agora para que tenham trabalho legalizado, para que gerem emprego e renda para Sete Lagoas. São merecedores disso. Para que possam conviver harmonicamente junto com as lojas e o comércio local”, enalteceu o secretário. “Essa regularização é mais um compromisso cumprido da nossa administração. Faltavam os artesãos, que agora passam a ser incluídos no programa e, consequentemente, mais valorizados. Parabéns a todos”, completou o prefeito. A entrega dos certificados foi concluída ao som de Nanda Costa, artista que sempre se apresenta nas feiras da cidade.