Faltando uma semana para o Natal, espera-se que os centros comerciais comecem a registrar maior movimentação de pessoas. Em Minas Gerais, a pesquisa Vendas de Fim de Ano nos Pequenos Negócios Mineiros, realizada pelo Sebrae Minas e divulgada mês passado já indicava que três em cada 10 empreendedores sentiam os impactos positivos da temporada, e 32% esperavam aumentar o faturamento neste período. Além das expectativas de quem vende, importante também são os fatores que conduzem o consumidor às compras.
Atualmente os consumidores não são atraídos apenas pelas promoções imperdíveis e têm diversas opções para pesquisar os produtos antes da compra – haja visto que muitos preferem ter a experiência de aquisição em ambiente virtual.
Para converter expectativas em ganhos reais, os lojistas podem investir na capacitação de seus vendedores, no ambiente e decoração das lojas e até mesmo na ampliação do seu modo de venda para as plataformas digitais.
A mesma pesquisa do Sebrae Minas mostrou que as mídias sociais seriam a estratégia mais adotada pelos pequenos negócios para se destacarem da concorrência e impulsionar as vendas no fim do ano, sendo citada por 17% dos entrevistados. Em seguida estão investimento em marketing (12%), planejamento do estoque (11%) e investimento em ações promocionais (10%).
Embora a Black Friday tenha atraído a atenção de boa parte dos mineiros, é comum ver pelas ruas, sites e mídias sociais a extensão de algumas ações promocionais até o final do ano.