O saudoso Padre Adrianus recebeu uma homenagem, nesta quarta-feira, 18 de dezembro, a altura do seu trabalho em prol da educação e do social na história de Sete Lagoas. A Prefeitura (PMSL) inaugurou um novo Centro Municipal de Educação Infantil, que leva seu nome, em ponto central do bairro Nova Cidade. Uma unidade educacional construída para receber as turmas dos pequenos alunos em um ambiente planejado, seguro, confortável e totalmente inclusivo.
A escola foi construída em tempo recorde. No dia 28 de junho de 2023, o prefeito Duílio de Castro esteve no terreno para lançar o projeto. Na época, seriam iniciados os serviços de terraplanagem e limpeza. Hoje ele retornou para entregar a unidade pronta para receber servidores da Educação e alunos. “Nosso maior desafio era entregar esta nova escola antes da conclusão do mandato. Uma grata satisfação ao integrar mais um CEMEI ao nosso sistema municipal de educação. A educação deve começar forte na base, somente ela tem o poder de mudar a vida das pessoas”, comentou o prefeito Duílio de Castro.
Serão mais de 160 vagas do Maternal I, II e III em tempo integral. Uma necessidade da comunidade que, a partir do próximo ano letivo, terá uma escola modelo bem perto de casa. “Estamos atendendo uma demanda de todos que solicitam mais vagas de creches nesta região. Uma oferta que garante mais tranquilidades às famílias”, ressaltou o vice-prefeito Dr. Euro de Andrade.
Sete Lagoas foi reconhecida, neste mês, por seu planejamento por uma educação pública de qualidade por meio do Selo Ouro do Ministério da Educação no Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização. Esta estruturação é parte deste sucesso. “Este é mais um compromisso com a primeira infância. Acabamos de receber o Selo Ouro pela construção bem-sucedida do no plano educacional onde batemos várias metas estabelecidas com vários anos de antecedência”, explicou Roselene Alves Teixeira, secretária municipal de Educação.
A diretora Geni Alves está no Ensino Público Municipal há 30 anos e terá a responsabilidade de liderar a unidade que cria nova perspectiva para a educação infantil na região leste da cidade. Ela reconhece a importância deste tipo de investimento. “A educação é o pilar e remete ao futuro. As crianças têm direito ao ensino de qualidade e este Centro Educacional representa isso. Vamos acolher todos em um espaço com muita qualidade e dignidade. Este é um momento de extrema gratidão”, destacou.
O CEMEI Padre Adrianus foi construído na rua Jaguapita, em parte do terreno onde está a sede da 5ª Cia do Corpo de Bombeiros. Uma localização estratégica que atende uma grande comunidade escolar. “Fiquei muito feliz. Uma escola nova pertinho de minha casa e também de meus familiares. Uma estrutura maravilhosa feita com muito capricho”, comemorou Cristina Lourenço, avó da aluna Helena de 3 anos de idade.
Para finalizar a solenidade em clima de festa, o prefeito Duílio de Castro e a secretária de Educação, Roselene Teixeira, receberam uma bela homenagem de ex-alunos do CEMEI, Isabela, Adrian e Alice. Um reconhecimento de quem fez parte da história da escola em agradecimento pela perspectiva de um futuro promissor.
A inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Caio Valace, do comandante da 5ª Cia do Corpo de Bombeiros, Major Luiz Paulo, do secretário municipal de Administração, Ramos Andrade, das secretária municipal da Mulher, Karine Araújo, funcionários da escola e pais de alunos.
Quem foi Padre Adrianus
Padre Adrianus Petrus Turkemburg nasceu em Amsterdã em 16 de fevereiro de 1920. Foi um padre católico holandês que atuou em Sete Lagoas. Um missionário que dedicou sua vida ao serviço religioso e pastoral na região.
Padre Adrianus foi conhecido por seu trabalho comunitário, auxiliando os fiéis e contribuindo para o desenvolvimento espiritual da comunidade local. Sua presença e atuação deixaram um legado significativo entre os moradores de Sete Lagoas, sendo lembrado com carinho e respeito por sua dedicação e serviço à igreja e à comunidade.
Padre Adrianus foi o reitor responsável em Itaúna, juntamente com outros padres, em 1955. A primeira cidade em que desempenhou seu sacerdócio e trabalho comunitário foi em Governador Valadares. Depois em Itaúna, onde construiu uma igreja sem portas e janelas, apenas com tesouras entrelaçadas em concreto. A escola Sant’Ana, em Itaúna, fez uma homenagem construindo uma estátua em bronze do “bom pastor”.
Morou em Sete Lagoas, no bairro Nossa Senhora das Graças, onde construiu a Igreja Matriz, as barraquinhas e ofertava sopa às famílias carentes. Depois fez a Igreja de São Francisco de Assis, no bairro homônimo, onde também fez a sopa para as famílias cadastradas. Logo após veio para o bairro Orozimbo Macedo, onde fez o Centro Comunitário do “Arara” em 1989, que também distribuía sopa às famílias carentes e roupas que vinham da Holanda. A creche São José Operário deu início em Fevereiro de 1992.
Padre Adrianus faleceu em 19 de outubro de 2005, aos 85 anos, em Sete Lagoas, sendo sepultado no cemitério Parque Boa Vista. A cidade parou para lamentar sua morte.
Da Redação com PMSL