Foi assinada na última sexta-feira (20) o contrato de desenvolvimento e produção de protótipos de mais veículos blindados da família Guarani: um para transporte do tipo ambulância e viatura especial para posto de comando. Os veículos estão em desenvolvimento em Sete Lagoas e os primeiros protótipos serão entregues em dois anos.
A informação é do site Tecnologia e Defesa. O projeto dos blindados faz parte do Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas (Prg EE F Bld), desenvolvido pelo Exército Brasileiro com a Iveco Defensive Vehicles (IDV), a divisão de veículos militares da montadora sediada na cidade. Neste acordo, serão feitos em conjunto o seu desenvolvimento e a construção do protótipos para serem entregues no final de 2026, analisados pela Centro de Avaliações do Exército (CAEx).
A Viatura Blindada de Transporte Especial (VBTE) Ambulância com tração 6X6 servirá para retirar combatentes doentes e feridos em zonas de combate e prestar os primeiros socorros pré-hospitalares. Ela será tripulada com quatro militares (motorista, chefe de viatura, médico/auxiliar de saúde e atendente).
Segundo a publicação Tecnologia e Defesa, a viatura poderá ser uma ambulância básica ou avançada, para o transporte de dois pacientes deitados em macas tipo OTAN, removíveis, e três sentados, contando com sistemas de suporte de vida básicos e avançados, como oxigenoterapia, e barraca retrátil para atendimento externo, possibilitando o trabalho de triagem e atendimento médico para até quatro pacientes.
Ja a Viatura Blindada Especial (VBE) Posto de Comando 6X6 dará todas as condições para garantirá o comando e controle no campo de batalha, com espaço para até quatro integrantes do Estado-Maior e proteção balística, além de armamento para autodefesa.
Serão produzidos ao todo 80 VBTE Ambulância e 74 VBE Posto de Comando.
Projeto Guarani
Com fabricação realizada a partir de 2009, o Projeto Guarani foi desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologa (DCT) do Exército Brasileiro, em sua primeira parte, como modelos blindados de transporte terrestre com trações 4X4, 6X6 e 8X8, em estudos já na década de 1990. Os primeiros veículos fabricados pela IDV em Sete Lagoas foram entregues em 2014.
Além das VBTE Ambulância 74 VBE Posto de Comando, está sendo desenvolvida o projeto de um veículo antiaéreo, para assinatura do acordo entre o Exército a montadora no ano que vem.
com informações de Tecnologia e Defesa