A administração pública de Sete Lagoas estuda a modernização da tramitação digital de documentos desenvolvido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) através da plataforma Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG). Prefeituras de cidades mineiras já começam a aderir ao sistema.
Criado em junho deste ano, ele permite que o processos de compras, ofícios, memorandos e outros documentos deixem de ser impressos e passem a ter tramitação exclusivamente digital. A cidade de Timóteo, no Vale do Aço, foi a primeira a aderir ao Sei!MG – cidades como Extrema e Lavras, no sul de Minas, terão em breve sua implantação.
O Sei!MG foi desenvolvido e disponibilizado de forma gratuita pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e é usado pelo Governo de Minas em todas as suas instâncias, eliminando a papelada e seu armazenamento. A expansão do sistema para os municípios é feita partir do Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), que busca promover a adoção do processo administrativo eletrônico por meio da cessão de uso não onerosa das soluções informatizadas disponibilizadas pelo governo federal.
“Para a execução do Sei! Municípios, estruturamos uma jornada de implantação com o objetivo de fornecer para as prefeituras as fases e condições mínimas necessárias para a execução de cada etapa de implantação do sistema”, destacou a diretora Central de Sistemas Corporativos de Planejamento, Orçamento e Administração da Seplag, Fernanda Mendes. “Além disso, disponibilizamos modelos padronizados de normativos, comunicados e outros documentos que subsidiam o processo de adesão, visando otimizar os trabalhos”, completou.
com informações da Agência Minas