O Programa Municipal de Revitalização de Praças da Prefeitura de Sete Lagoas segue a pleno vapor. Seja com recursos próprios ou por meio de parcerias com a iniciativa privada, dezenas de praças e outros espaços públicos já foram revitalizados e outros ainda seguem em obras, comprovando o sucesso da iniciativa. Esses locais, depois de revitalizados, atraem mais famílias, fomentam o desenvolvimento e dão mais sensação de segurança a moradores e comerciantes.
Na praça do bairro São Cristóvão, as obras seguem em ritmo acelerado. “Aqui já existia o piso, então trabalhamos mais o mobiliário e o paisagismo, plantando mais árvores. Também incluímos o playground, pois a praça já é bastante usada por crianças”, comenta a arquiteta da Prefeitura, Tatiana Carneiro. “Essa reforma é uma grande conquista pra gente porque antes ela não tinha essa estrutura. Agora essa revitalização vai ser maravilhoso pra todos os moradores do bairro e dos bairros vizinhos”, completa a moradora Marta Gonçalves Diniz.
A Praça do bairro Manoa foi adotada pelo Rei do Lanche. “O Rei do Lanche procurou a Prefeitura para essa revitalização. A demanda é que precisavam de uma área infantil, pois o adotante tinha um trailer na praça e recebia muitas famílias. Então instalamos um playground aqui também, com novo paisagismo. É uma praça pequena, mas bastante completa, com quase todo o mobiliário de uma praça grande”, explica Tatiana.
Já a Praça do bairro São Francisco vai ganhar um coreto para apresentações artísticas, além de um complexo esportivo e de lazer. De acordo com a arquiteta da Prefeitura, é uma praça de aproximadamente 8 mil metros quadrados. “Teremos quadras, área de picnic, playground, espaço de convivência, pista de pump truck e um novo coreto para eventos”, conta.
Na Praça Expedicionário Jovelino Cândido, na orla da Lagoa do Boa Vista, uma internet gratuita foi instalada pela Shield Telecom para os frequentadores. “É uma praça pequena, então, além do paisagismo, e por ter internet, instalamos mesas, lixeiras e bicicletário. Aos finais de semana a praça fica bem cheia”, afirma Tatiana. Alan Jaime de Souza frequenta a praça sempre conectado. “Melhorou bastante a infraestrutura. Melhor pra trazer a família, as crianças. Deu um aspecto bem melhor pra trazer amigos, pessoal de fora. Foi um avanço muito grande. Ficou mais acolhedora”, reconhece.
Com a reforma da Igreja de Santanna, veio também a ideia de reformar o entorno, incluindo a Praça Padre Paulo Van Vegchel, em frente à igreja. “A paróquia nos procurou fornecendo os materiais. A Codesel entrou com o projeto e a execução. Trabalhamos com piso intertravado, cimento usinado, paisagismo com mudas do Horto Municipal, mobiliário e lixeiras”, explica a arquiteta.
A Praça Felixlândia, no bairro São Dimas, ganhou cores mais alegres. “Essa é mais uma parceria público-privada, adotada por um comerciante em frente à praça. Aqui o pedido foi para aumentarmos a área de convivência. Então trabalhamos mobiliário, paisagismo e colocamos também um pouco de cor, já que a praça se chama Felixlândia”, comenta Tatiana. O adotante agradece. “Já tem menino brincando aqui. Está bom e vai melhorar muito mais pra gente, se Deus quiser”, espera o comerciante Fábio Antônio Xavier.
A praça da rua Uberlândia, na esquina com rua Ubá, inclusive, foi ampliada. “O desafio aqui é que a praça era muito pequena, com muitas árvores, e queríamos fazer um espaço de convivência. Aí fizemos uma ampliação para conseguirmos instalar os mobiliários. O bacana é que já tinha um pessoal que cuidava da praça, então sabíamos que essa manutenção continuaria”, lembra Tatiana. Seu Francisco da Silva passa a tarde na praça batendo papo com os amigos e também de olho no celular. “A praça hoje melhorou muito, embora antes ela já fosse bem cuidada pelos moradores”, lembra. Para seu Adir, cuidar da praça é uma terapia de família passada de geração em geração. “Quando a época de minha mãe, ela cuidava. Depois minha prima passou a cuidar e agora sou eu. É de família”, admite.
Pet Park
Nem só de praças é feito o programa de adoção. Outros espaços públicos como um canteiro central também podem ser adotados, como a entrada do bairro Mata Grande. E nem só crianças e adultos são beneficiados. A Praça da Feirinha, por exemplo, ganhou um Pet Park. Tatiana explica que, com a reforma das praças, foi notado um aumento do fluxo de tutores com seus pets. “Então surgiu a ideia de criar um pet park para os cães. Aqui o adotante foi a Fortsete, que forneceu as cercas, e a Codesel fez a instalação”, diz.
Quem trabalha diretamente revitalizando as praças se sente gratificado com o legado deixado para a cidade. “Me sinto muito feliz de estar nesse trabalho de revitalizar as praças de Sete Lagoas. O recado que deixo para a população é que nos ajude a preservar cada dia mais, contribuindo para mantermos a cidade cada vez mais limpa”, pede o servidor da Codesel, Raul Alves. Quem quiser adotar uma praça ou outro espaço público da cidade deve procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Agropecuária. Telefone 3776-9343.
Outras praças
Outras praças e espaços públicos revitalizados pela atual gestão, seja com recursos próprios ou em parceria com a iniciativa privada, incluem: Praça Barão do Rio Branco, Praça do antigo bowl de skate no Boa Vista, Praça do CAT-JK, Praça do Escorrega, Praça do Ficus, Praça do Montreal, Prala Dr. Márcio Paulino (rotatória do INSS), Praça Francisco Sales, Praça Geni Raposo, Praça João Ribeiro Silva, Praça José Cirilo Leão (Vapabuçu), Praça Martiniano de Carvalho (Canaã), Praça Pitangui, Praça Paris, Rotatória Barbosa Melo, Rotatória da Escola Técnica e Rotatória do Shopping Sete Lagoas, entre outras.
Da Redação com ASCOM Prefeitura de Sete Lagoas