A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) divulgou, nesta quinta-feira (2), ações realizadas no último mês de novembro de 2024 em Sete Lagoas sobre proteção e direitos das crianças e adolescentes na cidade.
No dia 13 de novembro, a defensora pública Danielle Fróes ministrou palestra na Escola Estadual Professora Elza Moreira Lopes, no bairro Montréal, a convite da Faculdade Santo Agostinho de Sete Lagoas (FASASETE). Lá, ela falou para responsáveis de alunos sobre os direitos das crianças e adolescentes e os deveres dos pais, promovendo reflexões que possam conscientizar e mobilizar os pais para se envolverem no dia a dia dos filhos.
Dias após, juntamente com a Associação do Comércio e Indústria local (ACI Sete Lagoas), foi lançado o Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais, chamado de Descubra. A iniciativa teve como objetivo obter o apoio da instituição para o programa, para que mais empresas participem e ofereçam mais vagas para proporcionar a primeira experiência no mercado formal de trabalho, criando espaços efetivos de integração social e educacional para os adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade social.
Seminário celebrando o programa MariAnas
No dia 29 de novembro, o plenário da Câmara Municipal recebeu a celebração dos cinco anos do projeto MariAnas, idealizado para acolher mulheres que desejam entregar voluntariamente o recém-nascido para adoção, que contou com a participação da DPMG em sua organização.
Durante o evento, foram abordados a evolução legal e jurídica do direito à entrega voluntária em âmbito nacional, o impacto do conhecimento do direito pelas mulheres detentoras de uma gravidez indesejada no aumento de casos.
“A Defensoria Pública é porta de entrada para acolher essas mulheres e participa das audiências de entrega do recém-nascido. É com muito orgulho que acompanhamos o desenvolvimento deste programa garantindo processos humanizados, com o devido respeito e sem preconceito”, afirma a defensora pública Danielle Fróes.
com informações da DPMG