A edição n°6 que chegou as bancas nesta quinta-feira, 31, pelo jornal SeteLagoas.com.br abordou a situação vivida nos cemitérios Santa Helena e Santa Luzia que foram invadidos por usuários de crack que tem gerado insegurança em visitantes e deixado sujeira nos cemitérios citados, veja AQUI.
O diretor do Departamento de Patrimônio da Prefeitura Municipal, Edson Nunes de Carvalho, entrou em contato com a redação, por meio da assessoria de imprensa da prefeitura para informar as medidas que serão tomadas para coibir os fatos relatados.
“Quase todos os dias faço visitações aos cemitérios para tomar conhecimento sobre tudo o que está acontecendo e ocorrendo”, informou o diretor que também é responsável pelos cemitérios Pedras, Silva Xavier e parte do cemitério Parque Boa Vista, todos pertencentes a prefeitura.
Quanto à questão referida pelo Jornal sobre usuários de drogas, segundo Edson Carvalho, trata-se de um sério problema, “pois os mesmos quando adentram no interior dos cemitérios e também nas imediações, perturbam os funcionários da Prefeitura que lá trabalham e também à pessoas que vão visitar os túmulos de seus entes queridos”.
O diretor do Departamento de Patrimônio também informa que já foi encaminhado Ofício para o 25° Batalhão da Polícia Militar (PM), solicitando medidas para coibir ações de vândalos e usuários de drogas no interior e imediações dos cemitérios. Segundo ele, quando solicitada, a PM realiza patrulhamento nas imediações, o que afugenta tais usuários, porém os mesmos retornam quando a PM desloca-se para atendimentos de outras ocorrências.
Como medidas para a resolução da situação vivenciada nos cemitérios o diretor destaca a vigilância 24 horas e a instalação de catracas, dentre outras ações. “Assim sendo, se for colocado concertina no Cemitério Santa Luzia, ocorrer a ampliação da cerca viva no Cemitério Santa Helena e instalado catracas nos dois cemitérios, com vigilância 24 horas, aí com certeza, poderá haver a resolução de 90% dos problemas existentes.”, acredita Edson Carvalho.
Segundo a nota enviada pela assessoria de imprensa da prefeitura Edson Nunes também esclarece que, juntamente ao secretário municipal de Administração, Francis Henrique da Silva, e a coordenadora de Ações Patrimoniais, Edina Mendes, tem trabalhado incansavelmente, buscando sempre soluções para as problemáticas em relação aos cemitérios.
Não foi informado pela nota o prazo para que as ações sejam efetivadas.
Com informações ASCOM Prefeitura.