A Iveco venceu licitação para o fornecimento de 1.100 micro-ônibus City Class, versão escolar, para o Programa Caminho da Escola do Governo Federal. O valor estipulado da negociação foi de cerca de R$ 140 milhões. O Iveco City Class atendeu especificações exclusivas impostas pelo governo federal, próprias para o transporte de estudantes e revelou condições técnicas totalmente adequadas às necessidades de tráfego da zona rural brasileira.
Segundo Davi Mondin, responsável por vendas a governo da Iveco, “a montadora terá prazo médio de 110 dias, a partir da data da ordem de fornecimento, para entrega dos veículos às prefeituras que aderirem ao programa. O pedido de compra por parte das prefeituras poderá ser efetuado em até 12 meses, pelo fato da licitação ter sido executada na modalidade registro de preços, com validade para um ano”. O faturamento será efetivado diretamente pela Iveco às Prefeituras e a entrega, por meio de sua rede de concessionárias, instaladas em todo o País.
O programa Caminho da Escola existe desde 2007 e foi criado com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir a segurança e qualidade do transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar em zonas rurais. O programa visa ainda a padronização dos veículos escolares e a redução dos preços dos veículos.
Para Davi Mondin, responsável por vendas a governo da Iveco, as licitações tem sido um importante canal de vendas para a empresa. Desde 2002 até hoje a montadora já comercializou cerca de cinco mil veículos a estados, municípios e União.
Iveco City Class. Segurança e conforto
O modelo City Class produzido no Complexo Industrial de Sete Lagoas, MG, com capacidade para 23 passageiros, reúne um conjunto de soluções tecnológicas que garantem conforto e segurança aos usuários”, explica Vicente Lopes Garcia Filho, engenheiro de vendas da Iveco.
“A estabilidade e conforto para operar na zona rural, bem como nos centros e perímetros urbanos das cidades, tem base na suspensão dianteira de rodas independentes e braços oscilantes e também na suspensão traseira com molas parabólicas”. Além da versão escolar, o modelo Iveco City Class, que é implementado com carroçarias Neobus, também pode ser comercializado nas versões Executivo, Turismo, Urbano e SPTrans.
Da redação