O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Sete Lagoas (Sinttroset) relatou em comunicado sobre a paralisação acontecida na última sexta-feira (10) foi “a última alternativa” para pressionar a Turi, concessionária do transporte municipal da cidade, em cumprir com acordos com os funcionários. De acordo com fontes do SeteLagoas.com.br, uma nova paralisação poderá acontecer nesta quarta-feira (15).
Na nota, a entidade aponta que a paralisação aconteceu por “iniciativa própria dos trabalhadores”, com apoio do sindicato. Ainda no comunicado, é relatado que nos últimos dois anos a Turi estaria descumprindo com o pagamento dos salários e adiantamentos em data correta, a falta dos repasses dos vale-refeição e não recolhimento do FGTS. O atraso do pagamento que seria realizado na sexta (10) foi decisiva para que ocorresse a parada do serviço.
Ainda de acordo com o comunicado, o Sinttroset relata negociar “com a concessionária e com os poderes públicos para encontrar uma solução definitiva para o problema”. Continuando, o sindicato espera “que a concessionária assuma sua responsabilidade e cumpra com as obrigações trabalhistas, garantindo o pagamento dos salários em dia e regularização dos demais benefícios”.
Paralisação
Os trabalhadores do transporte público realizaram uma manifestação com paralisação dos ônibus na tarde de sexta-feira (10) reivindicando os pagamentos atrasados da concessionária. O SeteLagoas.com.br apurou que a promessa da Turi é de realizar o pagamento do restante dos salários nesta quarta-feira (15), tendo pago 30% no dia da paralisação. Da mesma forma, se não ocorrer o pagamento, haverá nova paralisação para este mesmo dia.
A reportagem procurou a Turi para responder os questionamentos, sem sucesso. O espaço continua aberto.