Os fortes temporais que atingem Sete Lagoas desde dezembro comprometeram as condições de estradas rurais e vicinais do município, impactando diretamente a mobilidade na região. Segundo a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, Trabalhos de recuperação já estão em andamento e serão intensificados com a estabilização do clima, possibilitando maior eficiência nas ações.
De acordo com Antônio Garcia Maciel, Secretário Municipal de Obras, todas as estradas vicinais foram danificadas pelas chuvas contínuas que atingem a região desde dezembro, incluindo a estrada que dá acesso à comunidade de Silva Xavier. “Com chuvas fortes, não era possível realizar a patrolagem das vias, pois as máquinas perdem estabilidade e a pista torna-se escorregadia”, explicou o secretário.
Porém, com a estiagem, as equipes da secretaria estão realizando intervenções pontuais em locais onde há erosões nas margens das estradas rurais, com o objetivo de evitar prejuízos ao escoamento de produtos agroindustriais. “Iniciamos os trabalhos para conter uma erosão logo após Silva Xavier e, se as condições climáticas permitirem, daremos continuidade à recuperação da estrada. Nossa previsão é de que nos próximos dias ela esteja em melhores condições”, informou Maciel. No Chacreamento Vovó Cléia a manutenção já foi realizada.
O secretário destacou ainda que a administração municipal está comprometida em resolver os problemas causados pelas chuvas o mais rapidamente possível, mesmo que seja necessário adotar um regime especial de trabalho. “Pedimos a compreensão dos moradores. Estamos determinados a realizar os atendimentos com a maior agilidade possível”, concluiu.
Expectativas para asfaltamento até Araçaí
Durante o programa Passando a Limpo do último dia 3, o prefeito Douglas Melo explicou que já foram depositados pelo governo estadual R$ 77 milhões para realização desta obra. Na oportunidade o prefeito relatou que o processo licitatório aguardava a conclusão do projeto pela empresa contratada para posterior licitação da execução. Afirmou também que há expectativa de que as obras comecem até o meio de 2025.
Em reposta à reportagem do SeteLagoas.com.br nesta sexta, a assessoria da Prefeitura de Sete Lagoas informou que estudos topográficos estão sendo concluídos na estrada que passa pela Estiva, Silva Xavier e chega até Araçaí.
Com Assessoria PMSL