Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (20/01), o prefeito Douglas Melo deu início ao processo de filiação de Sete Lagoas ao Consórcio Intermunicipal de Saúde e de Políticas de Desenvolvimento da Região do Calcário (CISREC). Presidido pelo prefeito de Prudente de Morais, Jocimar Brandão, o encontro contou também com a participação da prefeita de São José da Lapa, Márcia Lopes, e de técnicos do consórcio.
O CISREC oferece consultas, exames especializados e cirurgias aos municípios consorciados, assegurando serviços de saúde eficientes e eficazes, baseados nos princípios de universalidade e integralidade. Além de atuar no atendimento de média e alta complexidade, o consórcio promove a racionalização de recursos, evitando desperdícios e duplicidade de serviços.
O prefeito Douglas Melo afirmou que o objetivo é ampliar os serviços de saúde para a população. “Não vamos deixar de fazer parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Sete Lagoas (Cismisel). A ida de Sete Lagoas também para o CISREC se justifica quando a iniciativa se traduz no maior e melhor atendimento para nossa gente. Será a primeira vez que a cidade fará parte de um consórcio que abrange o Vetor Norte da RMBH”, explicou o prefeito. A proposta será analisada pela Procuradoria Geral do Município e, posteriormente, enviada para apreciação e aprovação do Legislativo local.
O prefeito de Prudente de Morais e presidente do CISREC, Jocimar Brandão, destacou a relevância de fortalecer a parceria entre os municípios da região. Ele enfatizou a importância estratégica de Sete Lagoas, cidade-polo com significativo peso econômico no estado, integrar o consórcio. “A participação de Sete Lagoas será um marco para o fortalecimento político e para a ampliação dos serviços prestados pelo CISREC, especialmente para as cidades do Alto Rio das Velhas, incluindo a Serra do Cipó. É uma iniciativa que vem contribuindo diretamente para a qualidade de vida dos nossos munícipes”, ressaltou.
Além de atuar na área da saúde, o CISREC, por meio de Câmaras Técnicas Setoriais, conta também com representantes das áreas de educação, desenvolvimento urbano e social, identifica demandas regionais e desenvolve soluções estratégicas para o crescimento ordenado da região, fortalecendo o Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Hoje, o consórcio reúne 19 municípios: Baldim, Capim Branco, Confins, Cordisburgo, Funilândia, Jaboticatubas, Jequitibá, Lagoa Santa, Matozinhos, Morro do Pilar, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Santana de Pirapama, Santana do Riacho, São José da Lapa, Taquaraçu de Minas e Vespasiano, representando uma população estimada de aproximadamente um milhão de habitantes.
Com Assessoria PMSL