O 7Folia, pré-carnaval que será realizado durante todo o mês de fevereiro e promete ser o maior de Minas Gerais segundo a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas (PMSL), gera também expectativas na economia local. Reuniões com representantes das entidades de classe do comércio, trabalhadores do comércio ambulante e blocos locais vêm sendo realizadas, e as perspectivas são as melhores.
Para o prefeito Douglas Melo, os grandes eventos mexem com a Cultura e o Turismo local, assim como os de potencial esportivo e empresarial. “Nossa estratégia é promover Sete Lagoas e mostrar que estamos prontos para receber turistas. As entidades de classe são muito importantes nesse sentido. Vamos investir na realização de eventos que vão melhorar a autoestima de nossa gente e projetar a cidade como ela merece”, garantiu o prefeito.
Segundo Douglas Melo, eventos de grande porte, a começar pelo pré-Carnaval, fortalecem o comércio e movimentam a rede hoteleira da cidade. “Nossa luta é trazer dinheiro para Sete Lagoas e fazer com que volte a circular por aqui. Temos a missão e a capacidade de unir toda a cidade em prol do que é bom para nossa gente, e essa reunião é só o começo”, ressaltou.
O movimento do turismo de eventos beneficia não somente os meios de hospedagem, alimentação e transporte, como também toda a sua cadeia de fornecedores e prestadores de serviços, além do comércio em geral. Para o pré-Carnaval, são esperadas cerca de 15 mil pessoas por final de semana, que movimentarão o shopping, os hotéis, bares, restaurantes, lanchonetes, postos de combustível, lojas de roupa, farmácias e muitos outros comércios e serviços.
De acordo com Leonardo Campolina, da Agência de Prospecção de Eventos de Sete Lagoas (PRO7 Eventos), o pré-Carnaval projetado pela Prefeitura Municipal tem potencial para movimentar cerca de R$ 8 milhões durante o mês de fevereiro. “Com base nas estimativas apresentadas, acredita-se que o pré-Carnaval, conforme o planejamento da Prefeitura e sua divulgação, pode injetar cerca de R$ 8 milhões na economia local. Isso sem contar a circulação adicional de recursos no comércio e serviços. Além disso, estima-se que cerca de 15 mil pessoas participem de cada final de semana de evento, um número que, pessoalmente, acredito que pode ser ainda maior”, afirmou.
A expectativa é que os hotéis da cidade estejam com ocupação total durante o período pré-carnavalesco. “Acreditamos na força dos eventos para atrair turistas e dinheiro novo para a cidade”, completou Leonardo Campolina. A PRO7 é uma estrutura profissional custeada por diversas empresas de Sete Lagoas e com o apoio das principais entidades da cidade e da Prefeitura para prospecção de eventos, promoção de Sete Lagoas como destino turístico de eventos e melhoria do ambiente de negócios para as áreas de eventos e turismo.
Para Geraldir Alves, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), é vontade da entidade ser parceira da Prefeitura de Sete Lagoas. “A CDL é o elo entre o comércio, o turismo e o público consumidor. Grandes e pequenos eventos têm o potencial de movimentar Sete Lagoas o ano inteiro, e podemos avançar muito nesse sentido”, afirmou.
DATAS E ATRAÇÕES
O 7Folia promete ser o maior pré-Carnaval de Minas Gerais e será realizado nos dias 1º e 2, 8 e 9, 15 e 16, e 22 e 23 de fevereiro. Os blocos locais foram mantidos e contarão com o apoio e infraestrutura da Prefeitura de Sete Lagoas. Além deles, por final de semana, uma grande atração da música baiana vai se apresentar, com a promessa de atrair foliões de toda a região. Todo o evento será custeado por emendas parlamentares estaduais já garantidas.
Com Assessoria PMSL