Pela primeira vez na história da Iveco no Brasil, os caminhões da marca trabalharão ativamente durante o carnaval da Bahia, um dos mais badalados do mundo, puxando um dos mais tradicionais trios elétricos da capital, o da cantora Daniela Mercury.
No Carnaval 2009, o caminhão escolhido para garantir toda a movimentação da festa proporcionada pelo trio elétrico da cantora Daniela Mercury foi o Iveco Trakker. Concebido pela montadora para os serviços mais pesados de transporte, requeridos em setores como os de cana-de-açúcar, mineração, construção e indústria da madeira e celulose, o perfil do caminhão comprova que também atende às exigências de operação do circuito Barra-Ondina e foi escolhido pela agência “Canto da Cidade”, que administra o trio e o Bloco Crocodilo da cantora, que já existem há 13 e 23 anos, respectivamente. A parceria entre Iveco e o trio da cantora foi concretizada por meio da Mobile, concessionária Iveco que atende a região.
Um dos trajetos de Salvador – circuito Dodô – tem como ponto inicial o bairro da Barra e como destino o bairro de Ondina, ambos na capital baiana. O percurso é realizado durante 6 a 7 horas diárias no domingo, segunda e terça-feira de carnaval.
Energia para uma cidade inteira – Para garantir qualidade ao espetáculo, o “Triato” recebeu 126 caixas de som, com potência total de 250 mil KW, além de telas de TV e painéis de LEDS, onde são projetados vídeos dos patrocinadores. “É o único trio com som de qualidade estéreo, com saída para os quatro lados (frente, fundo e laterias) do caminhão. Toda a energia é distribuída por dois geradores, sendo um principal com capacidade de 260 KW e um reserva com 180 KW de capacidade. “Cada gerador consome 40 litros de diesel por hora e funciona o dia inteiro. A quantidade de energia utilizada pelo trio seria o suficiente para abastecer uma cidade de aproximadamente 80 mil habitantes”, compara Marco Carvalho, coordenador técnico.
Todos os equipamentos agrupados e somados aos 40 músicos e produtores do evento geram um peso estimado de 65 toneladas sobre o caminhão, o equivalente ao peso de um tanque de guerra. “Parece muito, mas quando se leva em consideração que o caminhão Iveco Trakker tem capacidade máxima de tração de 176 toneladas esse número é irrisório. Por isso o caminhão trabalhará com folga”, diz Ciro Dabés, engenheiro de vendas da Iveco.
Da redação