A nova lei federal que proíbe celulares nas escolas visa resgatar a aprendizagem e interação social, além de reduzir os impactos do uso excessivo de tecnologia em crianças e adolescentes. No entanto, a implementação requer apoio das famílias e debates sobre o papel das telas na educação – cada vez mais frequentes nas mais tenras idades.

Para isso, a Revista Travessura fará, no próximo dia 15 de março, a palestra “Como proteger crianças e adolescentes da dependência digital”, no Hotel Tulip Inn. A convidada é a psicóloga e cientista social Carolina Dantas, que falará sobre como sinais de dependência digital, estratégias para estabelecer limites respeitosos e reflexões sobre a privacidade e os acordos em diferentes faixas etárias.
Para além das crianças e adolescentes, também será abordado a lei “Escola sem Celular” e os passos necessários para promover o uso consciente de dispositivos, oferecendo soluções práticas para famílias e escolas lidarem com esses desafios. Todas essas questões serão contempladas levando em consideração os atravessamentos sociais e de classe, assim como a importância de políticas públicas e ações governamentais que auxiliem e facilitem os esforços das famílias.
FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO GRATUITA
“Como proteger crianças e adolescentes da dependência digital” abre a primeira das mais diversas palestras do projeto Travessura Convida na temporada 2025 – o tema é essencial para pais, educadores e todos aqueles que desejam entender melhor como enfrentar os impactos das telas na infância e na adolescência. A palestra é gratuita, com ingressos a serem retirados pela plataforma Sympla.
SERVIÇO
Travessura Convida: Como proteger crianças e adolescentes da dependência digital, com Carolina Dantas
Psicóloga e Cientista Social formada pela UFMG. Mestra em Intervenções Clínicas e Sociais – PUC Minas. Educadora Parental e de Casais/Facilitadora de Relacionamentos pela Discipline Positive Association – PDA/EUA.
Data: 15 de março, sábado, 9:30
Local: Hotel Tulip Inn – Av. Prefeito Alberto Moura, 21001 – Eldorado
Inscrições gratuitas a partir do dia 10/03, às 7h, pela plataforma Sympla