O Sistema Faemg Senar concluiu, em Sete Lagoas (MG), mais uma turma do Programa de Formação por Competências, capacitando 11 novos gestores de haras. A iniciativa, fruto de uma parceria estratégica com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) e o Sindicato dos Produtores Rurais, já ultrapassa fronteiras mineiras, levando conhecimento e profissionalização para outros estados. O último módulo do programa foi finalizado, na sexta-feira (31/1) com uma cerimônia de certificação que contou com a presença da presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, e do Superintendente do SENAR Minas, Celso Furtado Júnior.
![](https://setelagoas.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Equideocultura-no-Brasil-Ascom-Faemg-Senar.jpg)
Com 540 horas de formação, os alunos passaram por módulos que vão desde noções básicas até gestão avançada, consolidando-se como profissionais prontos para atuarem na equideocultura no Brasil.
Celso Furtado Júnior destacou a importância da parceria entre as instituições. “Essa é mais uma etapa da força do trabalho de parceria, cooperação e aliança estratégica entre o Sistema Faemg Senar Minas, a ABCCMM e o Sindicato dos Produtores Rurais, que estão levando formação por competência para alguns municípios”, afirmou. Ele ressaltou que o programa, que começou em Sete Lagoas, já se expandiu para outras regiões, como Bambuí e Ilhas de Fora, e até para outros estados, incluindo Distrito Federal, Rio de Janeiro e Espírito Santo”, disse.
O itinerário formativo abrange desde noções básicas até temas como inteligência emocional, doma, tratador e gestão de haras. “Essa parceria é fundamental no aspecto de formar pessoas, levar conhecimento e melhorar a sua performance no mercado de trabalho rural”, enfatizou o superintendente. Ele também destacou o papel visionário da presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, na idealização do projeto. “Fruto de todo esse trabalho que se iniciou com uma provocação positiva da presidente, Cristiana Gutierrez, que trouxe até o Sistema Faemg Senar a possibilidade de formar pessoas para essa atividade”, completou.
A presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, parabenizou os formandos e destacou a importância da iniciativa para o setor. “Estamos formando profissionais que vão contribuir para o crescimento da equideocultura no país, elevando os padrões de qualidade e produtividade”, disse. A ABCCMM também agradeceu aos criadores e colaboradores que disponibilizaram seus criatórios para a realização do programa, reforçando o compromisso com a formação de mão de obra qualificada.
![](https://setelagoas.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Equideocultura-Minas-Faemg-Senar.jpg)
Com Ascom Sistema Faemg Senar