A prefeitura por meio da subsecretaria de Planejamento e Orçamento realizou na última semana, na Escola Técnica de Sete Lagoas, capacitação de servidores das áreas de Educação, Saúde, Obras, SAAE e Planejamento, em parceria com a Escola de Gestão do Instituto Áquila. O treinamento tem como objetivo a implantação de metodologia estratégica de gestão para resultados.
O município selecionou cinco Projetos Estratégicos Prioritários para a implantação da metodologia: Construção e Estruturação de Creches da Rede Pública Municipal; Pavimentação e Qualificação de Vias Urbanas; Construção e Estruturação do Hospital Regional Dr. Márcio Paulino; Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário (ETE); Captação de Água do Rio das Velhas e Estação de Tratamento de Água (ETA), Adutoras e Elevatórias. Estes projetos também serão referência para a participação do Município no Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais, desenvolvido junto ao Governo do Estado.
A Subsecretária de Planejamento e Orçamento, Kátia Nogueira, comenta sobre a importância de buscar parceiros e alinhar os conhecimentos a fim de buscar resultados. “O que garante os resultados são as ações concluídas; se elas forem bem planejadas e suas etapas executadas de maneira adequada, os resultados serão atingidos”. Kátia Nogueira explica que a partir desta capacitação sairão multiplicadores que deverão participar e reproduzir o curso para outros servidores.
Durante a capacitação foram desenvolvidos os temas sobre execução e treinamento, análise de desvios e padronização. Segundo a subsecretária, a importância de gerenciar está na necessidade de garantir o futuro da instituição municipal e, para isso, é preciso ter método, de forma que se faça uso de ferramentas, como técnicas para capacitar, processar e dispor das informações a fim de que sejam transformadas em novos conhecimentos. Destacou ainda a importância das pessoas como responsáveis por estabelecer as melhorias estruturais a partir do plano estratégico. “Disfunções acontecem, mas é preciso deixar claro que as pessoas tem que estabelecer os planos estratégicos”, esclarece.
Com Ascom prefeitura