O Governo de Minas publicou, neste sábado (15), aviso de licitação para concessão do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Os trechos contemplam a Linha Verde (MG-10), MG-424 (“Estrada Velha” como é conhecida em Sete Lagoas) e LMG-800 e abrangem 13 cidades. A publicação foi feita por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).
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Os trechos licitados no pacote passam por Belo Horizonte, Lagoa Santa, Prudente de Morais, Capim Branco, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Confins, São José da Lapa, Santana do Riacho, Jaboticatubas, Vespasiano, Santa Luzia e Sete Lagoas.
Segundo o aviso publicado, a licitação será na modalidade de concorrência internacional com leilão em 13 de junho de 2025 a partir das 14h na B3 – Brasil, Bolsa, Balcão em São Paulo. O aviso também informa que os documentos da licitação (edital, contrato e anexos) estarão disponíveis no site da Seinfra a partir de hoje.
De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, as melhorias vão impactar na produtividade, na economia da região e, principalmente, na qualidade de vida de quem usa essas rodovias diariamente.
“O projeto da concessão é mais um esforço do Governo do Estado para melhorar a mobilidade na Região Metropolitana. Vivemos no terceiro maior aglomerado urbano do país e lidamos diariamente com perda de tempo no trânsito, afetando a produtividade no trabalho e tempo de qualidade com as famílias. Com a concessão estimamos, por exemplo, uma redução de 30 minutos do tempo gasto no deslocamento BH-Sete Lagoas, pela MG-424, e igualmente no trecho entre a capital e a Serra do Cipó, pela MG-010”, afirmou Pedro Bruno.
Ao longo do período de contrato de concessão, serão investidos cerca de R$ 5 bilhões. Estão previstas obras de ampliação de capacidade ao longo de todo o trecho. O destaque está para a construção de três novos contornos viários, já em pista dupla, nas cidades de Lagoa Santa, Prudente de Morais e Matozinhos.
Ainda serão executados 44 quilômetros de novas pistas, entre duplicações, terceiras faixas e vias marginais, além de inclusão de acostamento em todo o trecho. A iniciativa prevê, também, a construção de 31 novos viadutos e pontes, 23 novas passarelas nas travessias urbanas com foco nos pedestres, 26 pontos de ônibus.
As exigências contratuais não admitem buracos e trincas no asfalto e determinam padrões de qualidade, garantindo pistas em boas condições do pavimento todos os dias pelos próximos 30 anos. Com investimentos em infraestrutura, o projeto deve gerar mais de 24 mil empregos diretos e indiretos.
A cobrança de pedágio será feita somente após a entrega das intervenções previstas para o primeiro ano de contrato.
Serviços
Os motoristas também contarão com serviços de assistência 24 horas por dia. Em casos de emergência médica, o atendimento chegará ao local em até 30 minutos. Já para problemas mecânicos, como pane elétrica ou pneu furado, o socorro será prestado em no máximo uma hora.
Um centro de controle operacional e duas bases de serviços operacionais serão implantados para coordenar todos estes serviços, garantindo apoio e segurança aos usuários das rodovias.
Com Agência Minas