Foi ao ar na manhã desta segunda-feira (24) no telejornal Bom dia Minas, da TV Globo, uma matéria sobre o cultivo das plantas alimentícias não-convencionais (PANC), que tem Sete Lagoas como destaque, com pesquisas relacionadas ao seu cultivo e impacto na cultura alimentícia.

A reportagem foi até a uma horta na cidade mostrar que, juntamente com as hortaliças tradicionais, já se cultivam azedinha, taioba e outras. A produtora rural Maria Piedade Santos, entrevistada pela TV Globo, contou que foi através de uma visita técnica promovida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG), que estas novas plantas foram inseridas neste cultivo.
As PANC são plantas que que têm seu consumo de maneira regional e não possuem cadeia produtiva – a culinária mineira tem uma rica história em utilizar estas hortaliças, como o tradicional frango com ora-pro-nobis, por exemplo. Estas espécies têm como tradição o cultivo em casa. Em Sete Lagoas e Prudente de Morais, a EPAMIG realiza pesquisas sobre elas e, no mês de julho irá receber um congresso nacional sobre elas.
“Minas Gerais é puro PANC. Temos muitos costumes regionais, onde são mantidas muitas das tradições em nossos hábitos alimentares diários. Faz parte das nossas mineiridades”, relata a pesquisadora da EPAMIG Marinalva Woods Pedrosa, também ouvida pela reportagem da TV Globo.