No último sábado (22), foi realizado nos 35 municípios compreendidos na Regional de Saúde de Sete Lagoas o “Dia D – Minas Unida contra o Mosquito”, com ações para o enfrentamento da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. O projeto foi uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Em Sete Lagoas, houve blitz educativa realizada no Terminal Urbano com a atualização de cartões de vacinação, com imunização contra a febre amarela e a dengue. Em várias outras cidades aconteceram caminhadas, blitz e até carreatas educativas para conscientizar a população sobre a importância de eliminar recipientes que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti. O objetivo principal das ações foi reforçar a responsabilidade individual no combate ao mosquito, reduzindo os casos das doenças que ele transmite e, consequentemente, as mortes pelo agravamento dos sintomas.
A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS Sete Lagoas, Silmeiry Angélica Teixeira, destacou que o “Dia D” é um marco na mobilização comunitária contra as arboviroses. “A adoção de medidas simples no dia a dia, como eliminar qualquer recipiente que possa acumular água, é essencial para impedir a proliferação do Aedes aegypti. Vale lembrar que, segundo levantamentos das equipes de saúde municipais, 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências”, ressaltou.
A iniciativa recebeu atenção especial neste ano, uma vez que, em 2024, a Regional de Sete Lagoas, assim como todo o estado, enfrentou uma epidemia de doenças transmitidas pelo Aedes, com aumento significativo de casos de dengue e chikungunya. Além disso, os municípios reforçaram a importância de os moradores procurarem os postos de saúde para atualizarem o cartão de vacinação.
Saúde na Escola
A parceria com programas estaduais, como o “Saúde na Escola”, também foi destaque. Estudantes, professores e funcionários de escolas estaduais e municipais participaram das mobilizações, levando faixas e carros de som para disseminar informações sobre o combate ao mosquito.
Em Cordisburgo participaram cerca de 150 pessoas entre professores, alunos e familiares de alunos, que atenderam ao convite das escolas, além de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. “A caminhada mobilizou o município, unindo saúde, educação e ação prática. Alunos lideraram com cartazes e entusiasmo, virando multiplicadores da prevenção em suas famílias. A iniciativa reforçou que combater a dengue é responsabilidade coletiva”, contou a mobilizadora em Saúde do município, Evandra Ambrósio Corrêa.
Na SRS Sete Lagoas, 100% dos municípios participaram da campanha. O dirigente regional de saúde, Fabrício Júnior Alves Teixeira, destacou que essas iniciativas são fundamentais para conscientizar a população sobre seu papel no combate ao mosquito. “A mobilização da comunidade é uma das ferramentas mais eficazes para reduzir os focos do Aedes aegypti dentro das residências. O sucesso da campanha só é possível graças ao envolvimento de todos os municípios da SRS, que promovem ações de conscientização buscando resultados efetivos. Juntos, estamos construindo uma Minas unida contra o Aedes”, concluiu.
com informações da SES-MG