Completando 30 edições, a Renovação Carismática Católica (RCC) de Sete Lagoas realiza o Kairós 2025, entre os dias 1º a 4 de março. São esperadas cerca de 800 pessoas por dia na paróquia Nossa Senhora do Carmo, no tradicional retiro que busca fortalecer a espiritualidade e a vivência em comunidade.

O 30º Kairós traz como tema “Senhor, a quem iríamos nós?”, advindo de trecho do evangelho de São João (Jo 6,68a), seguindo a direção da vida em comunidade. Com entrada franca, o encontro conta ainda com um espaço de evangelização para as crianças de 4 a 10 anos de idade, o “Kairozinho”. Para a presidente do conselho diocesano, Alessandra Cristine Coelho de Barros, serão “momentos de alegria, de festa, em que nós podemos dançar e pular na presença de Jesus”.
Na programação do primeiro dia, haverá o tradicional Desagravo ao Imaculado Coração de Maria, no sábado, a partir de 12h. Em seguida, ocorrerá a missa de abertura, com o bispo da Diocese de Sete Lagoas Dom Francisco Cota. A tarde ficará por conta do missionário Moisés Rocha e, à noite, o show de evangelização será feito pelo Ministério Seja Luz. Nos demais dias, a programação se mantém, com início às 12h, apenas na terça-feira (4), último dia, é que o evento terá início às 8h e encerramento às 15h, com a Santa Missa. Entre os pregadores, estão Alessandra Cristine, Iara Alves, Oscar Lokão e Renata Maria. Haverá shows e missas em todos os dias do retiro.
Padre Bruno de Oliveira, vigário paroquial na Sagrada Família e orientador espiritual da RCC, afirma que o evento “é uma opção aos fiéis de buscar um lugar para rezar, aprender com as formações, conhecer e encontrar pessoas, além de curtir uma boa música católica”.
Experiências de fé
A nutricionista Jordânia Carvalho participa do Kairós há 15 anos e considera uma experiência marcante. “É sempre uma alegria participar do Kairós, lembro-me da primeira experiência que eu tive; recebi o convite através do Grupo de Oração Trindade Santa, do meu bairro, e no dia ficamos responsáveis pela acolhida. Pra mim era tudo novo, nunca tinha participado de nada da RCC antes. Quando começaram os louvores e as pregações, eu fiquei maravilhada e só pensava: quero participar todos os anos. A primeira experiência que eu tive com o Espírito Santo foi no Kairós”, declara.
Para Andreza Miranda, mãe e dona de casa, que participa do retiro desde 2009, a experiência também é de alegria e fé. “Kairós, pra mim, além de ser um tempo de graça, é uma experiência sobrenatural de Deus, onde eu conheci o transbordar do Espírito Santo, e vivenciei o primeiro amor”, relata.
O orientador espiritual da RCC ainda destaca que o retiro de carnaval pode ser “uma forma de auxiliar os fiéis na preparação para a quaresma, pois lá acontecem celebrações, confissões e fala-se de Deus. O propósito é o encontro com o Senhor para despertar e fortalecer a caridade”, diz padre Bruno.
com informações da RCC
SERVIÇO
30º Kairós
Paróquia Nossa Senhora do Carmo: Rua Guaranis, 230 – Carmo
Quando: Sábado (1º), Domingo (2) e Segunda (3): 12h às 22h
Terça (4): 8h às 15h
Entrada franca