A Secretaria Municipal de Educação de Sete Lagoas realizou na quarta-feira (26/02) uma reunião com diretores das escolas da rede municipal para tratar de dois temas: a importância do cumprimento do cardápio balanceado da alimentação escolar e a mobilização para a eleição dos Colegiados Escolares, marcada para o dia 4 de abril.

Durante o encontro, a diretora educacional da Secretaria de Educação, Alexandrina Rodrigues Guimarães Souza, destacou a necessidade de que as unidades escolares sigam rigorosamente o cardápio elaborado pelas nutricionistas. “Os cardápios são planejados com muito cuidado para garantir uma alimentação balanceada e adequada às necessidades nutricionais dos alunos. A merenda escolar fornece quatro refeições diárias para crianças do tempo integral e duas para as que estudam em período parcial, incluindo frutas, legumes, verduras e proteínas, sem a necessidade de os pais enviarem alimentos de casa. Caso optem por mandar algum lanche, recomendamos que sejam frutas, evitando produtos industrializados”, ressaltou Alexandrina.
Além da alimentação escolar, a reunião também abordou a mobilização para a eleição dos Colegiados Escolares, marcada para o dia 4 de abril. A diretora escolar Débora Guimarães, integrante da Comissão para Formação do Colegiado, ressaltou que a participação ativa desse órgão é essencial para a gestão democrática das escolas.
“O colegiado escolar é parte essencial da co-gestão da escola, garantindo a representatividade de todos os segmentos da comunidade escolar, incluindo professores, direção, alunos, pais e equipe administrativa. Ele tem papel deliberativo e propositivo na construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e do regimento escolar, sempre visando o aprimoramento do ensino e da aprendizagem”, destacou Débora.
Ela ainda reforçou que, enquanto algumas escolas já possuem colegiados atuantes, outras precisam fortalecer essa participação. “Nosso objetivo é incentivar a consciência da importância do colegiado e garantir que todos os membros estejam engajados, promovendo uma escola mais democrática e eficiente”, concluiu.
*Atualizada às 16:16 – 28/02/2025.
Com Assessoria PMSL