A moradora identificada como Naty, expressa a reação de grande parte da população diante dos novos critérios para o cálculo do IPTU, “ou seja, não entendi nada”, diz a leitora.
Os vereadores entraram em conflito durante a votação da tarifa por estarem em desacordo com os critérios. Para o vereador Dalton Andrade “o resultado foi uma planta genérica que eleva os valores de bairros inteiros por igual, sem levar em conta as especificidades e a capacidade contributiva da população”, postou em sua página na rede social.
O vereador foi um dos cinco que votou contrário ao projeto que só foi aprovado depois de quatro versões de tabelas enviadas pelo executivo à Câmara Municipal. O vereador Douglas Melo se pronunciou na manhã desta segunda, 30, no programa “O Povo no Rádio” sobre a lei, que segundo ele está sendo divulgada erroneamente.
“A câmara está estudando esse processo há meses, o primeiro projeto que chegou era muito alto”, disse explicando que apenas votou pela lei por acreditar que o montante proveniente dos impostos vai permitir que grandes obras sejam realizadas na cidade. “Não fui eleito para ver buraco sendo tapado e meio fio sendo pintado”, disse o vereador Douglas Melo.
A polêmica maior tem girado sobre o aumento de 100% que segundo o vereador “só vai atingir grandes empresas, mansões e lotes que não são utilizados para nada além de especulação imobiliária”, explicou Douglas no programa.
O vereador Dalton Andrade defende que essa divisão por bairros pode representar incoerências “na área central, a cidade antiga, haverá aumento superior a 100%. O projeto tem problemas sérios e a questão pode ter consequências”, ressaltou.
“O não reajuste nos anos anteriores, não justifica o aumento exorbitante agora”, disse a leitora Mariana sobre o assunto. A prefeitura baixou as taxas até o limite para fazer a cidade andar ressaltou Douglas Melo, que disse ter recebido essa garantia do Prefeito Marcio Reinaldo.
Na edição de sábado do Diário Eletrônico do município a prefeitura divulgou os critérios para os preços do IPTU, como as tabelas de preços por bairros, os valores venais, que são atribuídos de acordo com critérios de cada prefeitura e os itens construídos, acesse AQUI.
Da redação.