Segundo a assessoria de comunicação da secretaria de Saúde, o fechamento do Pronto Atendimento, PA, Central não está confirmado para o dia 31 de dezembro como um possível boato que teria tomado força na cidade nos últimos dias.
Funcionários do Pronto Atendimento chegaram a confirmar a informação, uma das servidoras contratadas chegou a entrar em contato com a redação relatando o aviso do fechamento da unidade no dia 31, e o fim do contrato de diversos funcionários.
As informações davam conta de que a unidade seria fechada e que os pacientes teriam que se encaminhar para o Hospital Municipal e para o PA do bairro Belo Vale, o que, até o momento, não foi confirmado pela secretaria de Saúde.
Segundo a secretaria o P.A. Central ficará aberto até que a UPA III, na Avenida Norte-sul, comece a funcionar, mas a data para o início do atendimento na UPA ainda não foi divulgada.
A UPA III aguarda pela seleção dos profissionais que atuarão no centro de atendimento de urgência e a Fundação Lucas Machado, a FELUMA, está “se organizando para fazer uma seleção criteriosa dos profissionais”, segundo afirmou em nota a secretaria de Saúde.
Segundo a secretaria “assim que a UPA estiver funcionando, o prédio do P.A. passará por uma reforma para receber um moderno Centro de Imagem e Diagnóstico”.
O PA central chega a atender 200 pacientes, por dia, atualmente, vindos de todos os bairros da cidade e também de 34 municípios da região, segundo dados da própria secretaria, o que representa um total de 6500 pacientes por mês.
Segundo a secretaria para dar conta de atender a todos os pacientes a Secretaria de Saúde aguarda a inauguração do centro de referência em urgência e emergência, a Unidade de Pronto Atendimento tipo III, que deve redistribuir a demanda e desafogar o atendimento do PA.
“Pretendemos fazer do PA um centro de exames de imagem. Hoje não temos um local específico para a realização desses exames”, ressaltou o secretário de Saúde e Gestor do SUS/SL, Breno Henrique Simões.
Da redação.