Todos os automóveis fabricados no Brasil a partir de 01 de janeiro de 2014 terão que sair das fábricas com airbag e sistema de freios ABS. Estes itens passaram a ser obrigatórios e não podem mais serem vendidos como opcionais.
A obrigatoriedade chega junto com a elevação do Imposto sobre Produtos Industrializados, IPI, também a partir deste mês, o que deve aumentar o preço dos automóveis. De acordo com previsão do ministro da Fazenda Guido Mantega, o preço dos carros populares deverá subir de 4% a 8%. A Associação Nacional dos Fabricantes de veículos Automotores, Anfavea, estimou que o valor da instalação dos equipamentos seria de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil nos carros que ainda não possuíam os itens.
As alíquotas de IPI que estavam reduzidas desde maio de 2012 terão aumento em duas etapas. Nos carros com motor 1.0, a alíquota a partir deste mês passará de 2% para 3% e, em julho, para 7%.
Nos veículos com até duas mil cilindradas, 2.0, flex, a alta será de 7% para 9% e, a partir de julho, para 11%. Os carros movidos apenas a gasolina terão aumento de 8% para 10%, voltando para 13% no segundo semestre.
Utilitários e utilitários de carga passarão de 2% para 3%. No segundo semestre a taxa dos utilitários será de 8% e a dos utilitários de carga de 4%, metade do que vigorava até o ano passado. Caminhões continuam a manter a alíquota em zero.
Com Estadão