A direção do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato publicou na internet um informe dando conta de que a partir desta quinta-feira, 2, a taxa de visitação do ponto turístico passa de R$ 10 para R$ 15 para quem for pagar o valor cheio, sendo que estudantes e idosos pagam meia entrada.
A Gruta Rei do Mato recebe cerca de dois mil visitantes por mês e está sob a responsabilidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que em outubro de 2013 publicou a Portaria 152/2013 onde estabelecia novas normas de uso público do espaço. O reajuste foi uma determinação do órgão uma vez que o monumento estadual deixou de ser responsabilidade da prefeitura a partir da extinção da Seltur.
Os visitantes podem conhecer a Gruta das 9h às 17h, durante todos os dias da semana. As normas definem regras para uso público da unidade, que se entende pela visitação com finalidade recreativa, esportiva, turística, histórico-cultural, pedagógica, artística, pesquisa científica e de interpretação e conscientização ambiental.
De acordo com a publicação, a visitação da Gruta Rei do Mato, da “Grutinha” e das trilhas da UC só pode ser realizada com o acompanhamento de condutores do monumento ou por guardas-parques. Menores de 18 anos só poderão entrar na unidade de conservação mediante apresentação de autorização expressa por escrito, sendo a idade mínima para visitação no interior da gruta seis anos de idade.
Os grupos com mais de dez pessoas deverão ser acompanhados por dois guias, para que a visitação seja mais segura. Outra determinação se refere ao calçado utilizado para visitar o Monumento. A visitação só pode ser realizada se o visitante estiver com sapato fechado e apropriado. Para agendamentos de grupos o contato deve ser feito com 48 horas de antecedência, através do (31) 3775-2695.
A Gruta Rei do Mato faz parte do Projeto Estratégico Rotas das Grutas Peter Lund, idealizado pelo Governo de Minas com o objetivo de promover o desenvolvimento regional por meio do turismo.
O Projeto desenvolverá um roteiro turístico ambiental envolvendo o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas (Belo Horizonte), as Grutas Lapinha (Lagoa Santa), Maquiné (Cordisburgo), Rei do Mato (Sete Lagoas) e o Parque Estadual do Sumidouro (Lagoa Santa/Pedro Leopoldo) até a Copa do Mundo de Futebol 2014.
Da Redação