Com a mudança da tradicional feira de domingo para a orla da Lagoa da Boa Vista aumentou bastante o movimento no espaço. Além de muitos clientes que lotam as barracas, principalmente as que comercializam comidas e bebidas, muitos pais levam as crianças para brincarem na orla da lagoa.
Nos dias de semana no fim da tarde e no domingo de manhã são os horários de mais movimento segundo Maria Eunice, que mora perto da lagoa e leva o neto Pedro para brincar. “Aqui está sempre cheio de crianças”, conta. A dona de casa relata que os brinquedos são destruídos principalmente por adultos que acabam atrapalhando a diversão das crianças. “Os adultos que fazem isso, está tudo quebrado”, adverte.
Além de escadas e balanços quebrados, placas indicativas da faixa etária correspondente aos brinquedos foram pichadas. Os dois parquinhos públicos presentes na lagoa estão em péssimo estado de conservação. Para garantir a alegria da criançada pais e mães acabam desembolsando cerca de R$ 2,50 por brinquedo, para que as crianças utilizem o pula-pula, a piscina de bolinhas ou outros brinquedos privados que são montados no espaço.
De acordo com a prefeitura, com a revitalização da lagoa já foi feita uma reforma nos brinquedos, que em pouco tempo já estavam quebrados. Segundo a secretaria de Obras Públicas “a concretização das obras de revitalização da Lagoa da Boa Vista está prevista para o fim de janeiro”. Depois disso os parquinhos serão reformados novamente. “Está prevista também a reforma dos brinquedos, entretanto será a última coisa a ser feita”.
De acordo com a secretaria a Cemig precisa instalar a iluminação e o acabamento dos pisos está sendo finalizado.
As obras de revitalização da Lagoa da Boa Vista foram iniciadas em julho de 2013 englobando a recuperação de passeios, dos alambrados das quadras, da pista de bicicross, dos quiosques, da parte elétrica e a limpeza e drenagem da lagoa.
A orla da lagoa foi recuperada com 1.480 metros de “colchão reno”, que é uma tela com 17 cm de espessura, que reveste uma camada de pedra. A parte de passeios e meios-fios foi toda reformada e ampliada, facilitando o acesso aos cadeirantes e atendendo à política de mobilidade urbana. Uma parte da pista foi recuperada com novos bloquetes de concreto e colchão de areia.
Ainda de acordo com a secretaria de Obras, devido à complexidade do trabalho de revitalização da lagoa, novas necessidades vão surgindo com o decorrer do tempo.
Por Juliana Nunes