A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, Seltrans, afixou faixas para alertar motoristas sobre as mudanças de sentido que instalou em algumas ruas do bairro Canaan. Sinalização horizontal como faixas de pedestres e pontilhadas com delimitação de local para estacionamento de veículos também foram pintadas no asfalto.
Na Rua João Pessoa, como em algumas outras do bairro uma faixa alerta “Atenção!!! Mudança no trânsito. Sentido proibido”. Apesar do pouco tempo de instalação da nova sinalização, moradores e pessoas que trabalham na região comemoram as mudanças, apesar de já acontecerem tarde na opinião de alguns.
Morador da Rua Margarida Cortona há 26 anos, Gustavo Ferreira, por exemplo, garante que o trânsito no local estava “impraticável” e que até chegou a fazer ameaças na Seltrans de fechar a rua com carretas. “Não tinha condição isso aqui. Carros estacionavam dos dois lados da rua e o trânsito não andava. Falei lá (na secretaria) que ia estacionar carretas aqui na rua se alguma mudança não fosse feita”. Coincidência ou não, uma semana depois da reclamação, a alteração foi oficializada e o estacionamento de carros foi proibido em um dos lados da Margarida Cortona.
Na Av. Raquel Teixeira Viana uma faixa de pedestres foi pintada quase em frente ao Carnes e Afins para alegria de Antônio Flávio, 45 anos, que trabalha no local. “Ficou bom demais. Para os pedestres e a gente que trabalha aqui melhorou muito”, afirma. Falta agora alguns motoristas se habituarem à sinalização e respeitarem um pouco mais quem tenta atravessar a Av. a pé. Flávia de Oliveira precisou de mais de cinco minutos para conseguir chegar do outro lado da via. “A sinalização ficou boa falta o pessoal (motorista) respeitar a nossa vez”, cobra.
A Seltrans ainda finaliza a pintura da sinalização em algumas. A relação completa com os nomes das ruas que tiveram o sentido alterado ainda não foi divulgada.
Por Marcelo Paiva