As artistas Cibele Maia e Luciana Lanza irão receber, no mês de Janeiro, o Prêmio Cena Minas de Artes Cênicas de Minas Gerais na edição 2014. O projeto foi aprovado através da Fulôres Produções de Sete Lagoas com a proposta “Ocupação Performática – Circuito Serra do Cipó com Cibele Maia e Luciana Lanza”.
Através deste Prêmio as artistas irão realizar Ocupações Performáticas, desenvolvidas especialmente para locais públicos das cidades do circuito, como praças, feiras, parques ou centros comerciais.
As artistas já encantaram o público da cidade durante a “I Virada Cultural” de Sete Lagoas com intervenções realizadas no Shopping Sete Lagoas, no mês de novembro, durante as festividades do aniversário da cidade.
Segundo as artistas “foi possível reconhecer no olhar das pessoas que assistiam e participavam, um misto de surpresa, estranheza e alegria. Uma proposta que não deixa ninguém no mesmo lugar”, enfatizam.
Dentro do projeto ‘Ocupação Performática – Circuito Serra do Cipó’ serão realizadas seis apresentações de dança pelas seis cidades, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim, Jaboticatubas, Nova União e Santana do Riacho, que compõem o Circuito Parque Nacional da Serra do Cipó.
A proposta é ocupar um espaço comum de forma incomum. Permitir novos olhares e novas percepções a respeito da arquitetura e do ambiente. Interagir com o lugar e com as pessoas. Experimentar novas maneiras de estar e de ser. As bailarinas Cibele Maia e Luciana Lanza desenvolvem há alguns anos esta experiência de ocupar espaços urbanos na busca por realçar novas possibilidades e experimentar a dança fora do ambiente comum que é o Palco.
O intuito é aproximar o indivíduo do universo artístico e lúdico que o circunda, pois se trata de uma performance horizontalmente alinhada às atividades comuns das pessoas, sem estruturas complexas ou produções diferenciadas, através da relação que se cria ao se utilizarem do mesmo espaço. A interação clara das artistas com esses espaços e indivíduos também diminui a distância entre a via consumidor e produto artístico.
As bailarinas que idealizaram e atuam neste projeto de Ocupação Performática possuem mais de 25 anos de estudos em dança e hoje percorrem carreiras independentes, mas fortemente interligadas desde sua formação inicial.
Cibele Maia e Luciana Lanza estudaram juntas desde a infância no Expressar Studio de Dança de Sete Lagoas, com a qual participaram de diversos cursos, concursos e eventos nacionais e internacionais, conquistando, por exemplo, o 1º Lugar no Festival de Joinville, e circulações por Cuba, Argentina, Alemanha e Suíça.
As duas bailarinas,depois de concluírem o curso de dança em Sete Lagoas mudaram-se para Belo Horizonte, onde seguiram caminhos distintos, porém com um foco em comum: ampliar suas atuações na área e desenvolver um trabalho artisticamente transdisciplinar.
http://www.youtube.com/watch?v=6KHT62g4BKw
Com informações ASCOM Luciana Lanza.