O projeto de educação ambiental (PEA) envolveu em 2013 cerca de 700 pessoas com objetivo de sensibilização e mudança de percepção da comunidade envolvida quanto às formas de promover um desenvolvimento sustentável. Foram incluídas nove escolas, envolvendo cerca de 700 pessoas.
A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai manter o programa em 2014. O PEA funciona em parceria com a Brennand Cimentos, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas.
O tema do programa em 2013 foi a água. A partir desse tema foram realizadas diversas visitas orientadas pelos professores. Os alunos do 4º ano da Escola Municipal Vasco Damião visitaram a Gruta Rei do Mato e aproveitaram para estudar várias espécies da flora local, como aroeira, angico, pequizeiro. Eles observaram também quatro salões, cujas pinturas rupestres datam de seis mil anos. Além disso, conheceram as formações de estalagmite e estalactite.
Os alunos do 9º ano das escolas municipais Monsenhor Messias, Professor Marcos Valentino e Alípio Maciel fizeram uma visita técnica à Serra Santa Helena. Na oportunidade, os alunos identificaram o uso e ocupação do local e avaliaram a fauna e a flora, além de refletir sobre a importância desses aspectos para a qualidade ambiental de Sete Lagoas e a preservação da identidade histórico-cultural.
Os alunos do 4º ano das escolas municipais Professor Edson Abreu e Lucas Rodrigo fizeram uma visita orientada ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sete Lagoas, com o objetivo de conhecer poços e as casas de máquinas da autarquia e ainda visualizaram os processos de captação, tratamento e distribuição da água em Sete Lagoas.
Diversas escolas participaram do Projeto Dengue, apresentando palestras e peças teatrais. Nas palestras os alunos discutiram como combater a Dengue com medidas simples do nosso cotidiano.
Horta nas Escolas
O projeto “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia” tem como objetivo utilizar as hortas como um instrumento pedagógico, abordando a questão do meio ambiente e da alimentação e nutrição saudável. De acordo com Eloíse Guimarães Ferrão Almeida, pedagoga da Secretaria Municipal de Educação e responsável pela educação ambiental, as atividades do projeto permitem que os alunos assimilem os conteúdos de uma forma diferente e percebam a importância de uma alimentação adequada na qualidade de vida das pessoas.
Seis escolas municipais já implantaram esse projeto e já estão executando as atividades propostas. Aos alunos é ensinado como fazer o plantio, quais as medidas utilizadas e como cuidar da horta para que ela se desenvolva bem.
“A partir do momento em que a criança participa ativamente desse processo, mexendo com a terra, ele aproveita para trabalhar todos os conteúdos curriculares, como geografia, história, matemática e a cultura da região. Isso desenvolve o raciocínio dos alunos e permite que eles estudem esses conteúdos de maneira prática e prazerosa”, ressalta Eloíse Ferrão.
Com informações ASCOM Prefeitura