A Prefeitura de Sete Lagoas mobilizou uma força-tarefa para atender aos moradores do bairro Brasília, duramente atingido por uma forte chuva na tarde desta quarta-feira (26). O temporal, que registrou cerca de 80 milímetros em apenas uma hora, provocou alagamentos, acúmulo de entulhos e interdição de imóveis, demandando uma resposta rápida e coordenada do poder público municipal.
Desde o momento da ocorrência, equipes da Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros estiveram no bairro, realizando oito avaliações de risco. Nesta quinta-feira (28), a ação foi intensificada com a atuação conjunta de diversas secretarias e órgãos municipais, incluindo as Secretarias de Obras, Assistência Social e Saúde, além da Vigilância Ambiental e de Controle Vetorial, SAAE e Codesel.
Como medida preventiva, seis imóveis foram interditados devido ao nível da água, resultando no desalojamento de oito pessoas, que buscaram abrigo com familiares e amigos. Outras duas pessoas ficaram desabrigadas e estão recebendo o apoio da Secretaria de Assistência Social. A chuva também causou o acúmulo de entulhos e restos de materiais de construção nas vias, comprometendo o sistema de drenagem e levando à interdição da Rua Orlando Silva, na altura do número 220.
O foco da força-tarefa nesta quinta-feira é a limpeza das ruas do bairro Brasília, a desobstrução de bueiros e o desassoreamento do córrego, visando minimizar os danos e restabelecer a normalidade. Paralelamente, as equipes irão contabilizar as perdas dos moradores afetados e oferecer auxílio para a recuperação de seus imóveis.
O chefe da Defesa Civil Municipal, comandante Sérgio Andrade, destacou a vulnerabilidade de algumas áreas do bairro, onde foram detectadas moradias irregulares construídas em locais de baixa altitude e propensos a alagamentos. Ele também apontou a insuficiência do sistema de drenagem pluvial, agravada pelo entupimento das saídas das manilhas.
“Nosso propósito hoje é atuar na reabilitação da área ainda nesta fase de resposta, oferecendo suporte à população atingida, especialmente àquelas famílias que tiveram perdas materiais, garantindo assistência e socorro necessários”, ressaltou o comandante. Segundo ele, a reabilitação do cenário levará em consideração as particularidades de cada situação, com o envolvimento de todos os órgãos municipais mobilizados dentro do plano de contingência. “O foco é restabelecer a normalidade na rotina das famílias afetadas o mais rápido possível”, concluiu.
A Prefeitura de Sete Lagoas reforça que a população pode acionar a Defesa Civil em caso de emergências pelo telefone (31) 9200-45153.