Reconhecer a importância e contribuição cultural dos seus para com a cidade é uma das preocupações da atual gestão da secretaria Cultura e Juventude. Por isso o Casarão terá uma programação especial na próxima segunda-feira, 20, em homenagem a Mauro Faccio, o Zacarias, que, se estivesse vivo, completaria 80 anos no domingo, 18. Também está sendo elaborada uma grande homenagem ao artista que morreu há 24 anos durante o Inverno Cultural que acontece no meio do ano.
As homenagens da cidade acontecerão simultaneamente às festividades do Inverno Cultural da UFSJ, que acontece no mês de julho. A secretaria fará também o Festival Sete Lagoas de Inverno que terá o Trapalhão Zacarias como homenageado. Apresentações de teatro música e dança são algumas das atividades que comporão a festa.
Para lembrar a data de seu aniversário, o Centro Cultural Casarão fará, na próxima segunda, 20 de janeiro, das 8h às 17h30, uma programação especial de visitação ao Memorial Zacarias. Poemas e textos de artistas locais em sua homenagem e algumas produções textuais do artista homenageado serão apresentados durante o dia.
Já existe um projeto para ser instalado no revitalizado teatro Redenção um novo memorial do artista. A prefeitura e o Centro Universitário de Sete Lagoas, Unifemm, estão fazendo estudos e adequando a parceria para implantar a sala para expor o acervo e preservar na memória da cidade a história de Zacarias.
Sobre Mauro Faccio
Nascido no dia 18 de janeiro de 1934, em Sete Lagoas, iniciou seus estudos na Escola Sagrado Coração de Jesus (Vó Fina), em 1941, concluindo seus estudos na Escola Técnica de Comércio. Quando pequeno fazia teatrinhos no quintal cobrava ingresso e doava a renda obtida para a Sociedade São Vicente de Paulo.
Aos 23 anos, foi estudar arquitetura na capital mineira, mas movido pelo espírito artístico que já se manifestava desde a infância, largou tudo, um ano depois, para trabalhar nos programas de humor da “Rádio Inconfidência” sendo, tempos depois, convidado para trabalhar na TV Itacolomi. Com menos de um ano de TV o ator humorista ganhou destaque na capital e teve a oportunidade de mostrar seu talento ao lado de Paulo Gracindo, Mario Lago e Mário Tupinambá, ganhando a simpatia do público.
Na rádio Inconfidência de Belo Horizonte, manteve-se como o melhor do rádio de 1958 a 1963, quando foi convidado por Manoel da Nóbrega a integrar a TV Exelsior, em São Paulo. Mais tarde foi para a TV Record e posteriormente para a TV Tupi, onde pôde dar vida ao querido Zacarias que em 1974 passou a integrar Os Trapalhões.
O Centro Cultural Casarão está situado na Praça Tiradentes, nº257 no centro e está aberto à visitação de Segunda a sexta feira, das 8h às 18h e aos sábados das 08 às 13h. Informações pelo telefone (31) 3772-3878.
Com ascom Cultura