A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio de seu programa de controle populacional e bem-estar animal, levará o Castramóvel a novos bairros da cidade. Desta vez, a unidade móvel de castração estará estacionada na Escola Municipal Juca Dias, no período de 22 a 25 e de 28 a 30 de abril, beneficiando os moradores dos bairros Cidade de Deus, Santa Felicidade, Boa Esperança, Lagoa Azul, Lagoa Grande, Bouganvile e Dona Silva.

A iniciativa, que já contabiliza 15 mil castrações gratuitas desde julho de 2020, realizadas tanto pelo Castramóvel quanto pelo Bloco Cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), tem como objetivo principal reduzir o abandono de animais, prevenir a propagação de doenças e promover uma melhor qualidade de vida tanto para os animais quanto para a população setelagoana.
Para ter acesso ao serviço, os tutores interessados devem comparecer ao local com documento de identidade e comprovante de residência. Serão distribuídas 30 senhas por dia. Segundo Thiago Henrique Carvalho de Souza, Médico Veterinário e Coordenador do CCZ, antes do procedimento, os tutores participarão de uma palestra informativa sobre o processo de castração, os cuidados pós-cirúrgicos e a medicação recomendada.
Uma facilidade será oferecida aos moradores do bairro Dona Silva. Uma van estará disponível na praça central da localidade para transportar aqueles que não tiverem condições de se deslocar até a Escola Municipal Juca Dias. O veículo fará viagens às 7h e às 12h, com retornos previstos para as 12h e a tarde, respectivamente.
No local de atendimento, os animais passarão por uma triagem e avaliação clínica, que inclui o teste de leishmaniose. A cirurgia de castração, realizada após a sedação do animal, tem duração aproximada de 15 minutos.
Para que o animal seja elegível à castração gratuita, algumas regras devem ser observadas:
- Idade: O animal deve ter entre 6 meses e 7 anos de idade.
- Jejum: É necessário jejum de 8 horas para alimentos sólidos e 4 horas para líquidos.
- Saúde: O animal deve estar saudável e sem sinais de doenças infectocontagiosas.
Restrições: Não serão castradas cadelas com peso superior a 30kg, fêmeas no cio ou gestantes e animais com obesidade severa.
Após a cirurgia, os machos deverão utilizar o colar Elizabetano, que deve ser levado pelo tutor, enquanto as fêmeas precisarão sair do local vestindo uma roupa cirúrgica. Caso o tutor não possua a roupa, poderá levar uma camiseta de malha para que a equipe do CCZ a ajuste. A retirada dos pontos será realizada no próprio Castramóvel 15 dias após o procedimento.
Para obter mais informações sobre a ação do Castramóvel, os interessados podem acompanhar as redes sociais da Prefeitura de Sete Lagoas e do Centro de Controle de Zoonoses, ou entrar em contato pelo telefone (31) 3771- 5796.
Serviço:
- Local: Escola Municipal Juca Dias
- Datas: 22 a 25 e 28 a 30 de abril
- Horário: 8h às 16h
- Documentação Necessária: Cópia do RG e comprovante de residência.