O ano de 2013 registrou leve aumento de 0,32% no número de acidentes no trecho da BR 040 coberto pela Polícia Rodoviária Federal, PRF, próximo a Sete Lagoas. Em 2013, foram registrados 932 acidentes no trecho, já em 2012 foram registrados 929. O número de vítimas fatais e feridos graves teve queda de 28,39% (quase um terço do total) e 22,27% (quase um quarto), respectivamente.
Nos trechos que envolvem a BR 040 e MG 135 foi registrada uma queda, de 0,30% no número de acidentes nos trechos cobertos pela PRF, próximos a Sete Lagoas.
O analista de projetos BI, Lucas Miranda, trabalha em Belo Horizonte durante a semana e aos finais de semana vem até Sete Lagoas para visitar os familiares e já perdeu muito tempo no trecho, mas observa que os redutores de velocidade têm inibido alguns motoristas “sempre quando eu vinha tinha acidente, depois dos radares melhorou muito. Antes eu demorava 2 horas ou até 2h30”.
Apesar da sensação de que os motoristas foram forçados a respeitar a velocidade permitida próximo aos radares, Lucas conta que este ano já ficou preso em um congestionamento, na última sexta-feira, 24, e chegou a gastar duas horas e meia no trecho.
O acidente registrado no local deixou o trânsito lento por quase quatro horas. Segundo a PRF a batida aconteceu por volta das 18h50 na altura do km 500. A motorista de um Corsa Sedan, que seguia sentido Belo Horizonte/Sete Lagoas, perdeu o controle da direção, caiu na vala que divide as pistas, capotou, invadiu a contramão e atingiu um Vectra que vinha no sentido contrário.
A família da condutora conta que ela trabalha durante a semana na capital e nos fins de semana segue para Sete Lagoas para ficar com a família. A vítima, ainda de acordo com familiares, conhecia bem a estrada e não andava em alta velocidade, a suspeita é que ela tenha sofrido um infarto e, por isso, perdido o controle da direção.
Outro motorista, que também passa pelo trecho com frequência, conta que observou uma constância maior de acidentes no trecho no último ano, 2013, segundo o condutor recentemente presenciou um acidente no qual o motorista parecia estar bêbado.
Segundo a PRF durante o ano são realizadas diversas operações de fiscalizações quanto a velocidade e de Alcolemia, quantidade de álcool no sangue.
Para 2014 estão previstas pela PRF as operações Lei Seca I, Combate ao Crime OCC I e II, Fiscalização de Excesso de Peso Carga Pesada I e II, Fiscalização de Motocicletas, Ciclomotores Operação Duas Rodas, Reforço em Eventos (Festas, Feiras, etc) Operação Curvelo 14, Fiscalização de Excesso de Velocidade Operação Radar, Fiscalização de Trânsito Operação Faixa Dupla (ultrapassagem irregular), Combate ao Crime OCC Ambiental, Exposete 14, dentre outras.
Por Nayara Souza.