Na noite de ontem (14) foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Sete Lagoas para apresentar o projeto de instalação do campus do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) na cidade e divulgar os resultados da consulta pública que mapeou as demandas educacionais da região. Nela, a maioria das respostas pediu a criação dos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e de Automação Industrial no campus setelagoano.

A consulta pública ofereceu um formulário eletrônico para preenchimento entre 5 de fevereiro e 9 de março deste ano e obteve um número satisfatório, segundo o instituto, de 1.770 respostas. Os quatro cursos mais votados entre as opções fechadas do formulário foram:
- Técnico em Desenvolvimento de Sistemas: 912 (51,5%)
- Técnico em Automação Industrial: 863 (48,8%)
- Técnico em Sistemas de Energias Renováveis: 722 (40,8%)
- Técnico em Segurança do Trabalho: 655 (37,0%)
O reitor do IFTM, Marcelo Ponciano, informou que a partir destes resultados o instituto pretende iniciar a oferta em 2026 dos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e de Automação Industrial, ambos integrados ao ensino médio. A intenção é ofertar inicialmente duas turmas para cada um destes cursos. À medida que a instituição ampliar seu corpo de professores e de técnicos administrativos, novos cursos podem ser incorporados à lista, incluindo cursos de graduação, por exemplo.
A diretora de implantação do Campus Sete Lagoas, Renata Marques dos Santos, pontuou que nas respostas abertas muitos cidadãos pediram a criação de cursos na área da Saúde. Porém, ela justificou que esta não é a área de enfoque da instituição e que por isso não há previsão para instalação de cursos neste sentido.
Outras demandas levantadas foram por cursos nas áreas de cultura, arte e turismo. Ela acredita que com a consolidação do IFTM na cidade é possível que cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC possam ser pensados futuramente, já que nesta modalidade os cursos são de curta duração.
Renata Marques afirmou que o IFTM oferece disciplinas voltadas à sustentabilidade ambiental em suas grades curriculares e que se preocupa em estabelecer políticas de assistência, mobilidade e inclusão social para seus estudantes.
Maioria se interessa por cursos de graduação e ofertas noturnas
Em outras questões levantadas pela consulta pública, 57,6% manifestaram interesse em cursos de graduação, enquanto 19,2% em cursos de FIC. Outros 11,9% desejam cursos técnicos subsequentes (para quem já se formou no ensino médio), 8,8% técnico integrado ao ensino médio e 2,5% técnico concomitante (para aqueles que cursam o ensino médio em outra instituição).
68,8% consideram o horário noturno o melhor para que cursos sejam oferecidos no IFTM, indicador que para Renata Marques se relaciona com a maioria também desejando cursos de graduação, já que a cidade conta com cursos diurnos no campus da UFSJ e outros em instituições privadas. 14,5% apontaram cursos integrais como o ideal, 11,9% o período matutino e 4,8% o vespertino.
Participantes se interessam por cursos de idiomas
O IFTM possui um Centro de Idiomas e cursos são oferecidos de forma mais abrangente à comunidade para alunos a partir de 13 anos. 91,5% dos participantes da consulta pública têm interesse em cursos de idioma, sendo 49% em inglês, 7,7% espanhol e 43,3% interessados nos dois idiomas.
Reveja a audiência:
O IFTM e o novo campus em Sete Lagoas
A construção da nova unidade em Sete Lagoas é parte do projeto de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Com investimento de R$ 15,5 milhões, a obra está sendo feita em um terreno de mais de 22 mil m², que foi doado pelo município, localizado na Avenida Múcio José Reis, próximo ao Restaurante do Trabalhador do Centro.

Com ela o IFTM passa a contar com 10 campi, distribuídos pelas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Noroeste de Minas e Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além de Sete Lagoas, a instituição possui unidades em Campina Verde, Ituiutaba, Paracatu, Patrocínio, Patos de Minas, Uberlândia (2 campi) e Uberaba (2 campi), onde também está localizada a Reitoria.
O IFTM também oferece 4 polos presenciais de Educação a Distância (EaD) nas cidades de Carmo do Paranaíba, Coromandel, Ibiá e João Pinheiro.
Atualmente, a instituição conta com mais de 1.112 servidores e 12 mil estudantes matriculados em cursos técnicos, graduações e pós-graduações. Por meio de seu Centro de Idiomas, presente em todas as unidades, o IFTM também oferece cursos de idiomas e programas de mobilidade internacional, como intercâmbios.
Além disso, desenvolve diversos projetos, programas e ações nas áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação junto às comunidades em que se insere.
Para mais informações, acesse o site do IFTM.