Durante a faxina que sempre acontece uma vez por semana Ana Cristina Campolina teve uma surpresa bastante desagradável quando foi limpar a cozinha da casa onde mora na Rua 3 no bairro CDI II, na última sexta-feira, 31. “Joguei água no canto da parede e quando fui puxar o escorpião veio junto”, conta ainda assustada. Segundo a moradora, foi a segunda vez em dois meses que moradores da mesma rua foram surpreendidos com a presença do animal venenoso.
A moradora denuncia que há vários lotes vagos sujos e com mato alto na rua onde mora o que, segundo ela, pode ajudar no aparecimento dos escorpiões. Em fevereiro de 2013, para conter a epidemia de dengue, o prefeito Marcio Reinaldo decretou que todos os lotes vagos do município fossem limpos pelos donos. Caso a medida não fosse cumprida, a prefeitura faria o serviço e o proprietário seria multado, mais detalhes AQUI.
A secretaria municipal de Saúde informou que não existe uma infestação de escorpiões na cidade e que as nove ocorrências do tipo registradas em janeiro estão dentro do considerado normal. A orientação caso o morador encontre um escorpião em casa é acionar o Centro de Controle de Zoonoses, CCZ, do município. Os telefones são: 3771-5796, 3773-4050 ou 3773-3042.
Depois de feita a solicitação um técnico vai até o local verificar as possíveis causas do aparecimento do animal e orientar os moradores sobre como prevenir. Como a visita é apenas sob demanda e não há agentes para cobrir todo o município, o morador não deve esperar o CCZ para eliminar o animal.
A secretaria se comprometeu a verificar a situação da Rua 3 no CDI. Ana Cristina espera que algo seja feito o quanto porque os moradores “estão com medo de deixar as crianças brincarem no quintal”, finaliza. Em 2013 o SeteLagoas.com.br mostrou como a pessoa deve proceder em caso de picada de escorpião, relembre AQUI.
Por Marcelo Paiva