O Comitê Gestor Municipal do Programa Crack é Possível Vencer fez uma visita técnica à cidade de Santo André-SP nos dias 29 e 30 de janeiro de 2014, com o objetivo de capacitar e captar informações dos serviços que serão implantados no município de Sete Lagoas.
A escolha de Santo André foi uma sugestão da representante do Ministério da Saúde em reunião com o Comitê Gestor que sentiu a necessidade de conhecimento dos serviços implantados em operação naquela cidade desde 1992. Nessa visita foram feitas reuniões com o Comitê Gestor de Santo André e também com a secretária de Inclusão Social para alinhamento da melhor forma de visitas nos serviços que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e a rede Sócio-Assistencial.
Primeiramente, os secretários municipais visitaram os serviços: Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) onde em reunião com a diretora Márcia Ivone foi discutido os programas e serviços desenvolvidos no município e a forma de ampliação desses serviços.
Após essa reunião a equipe foi até o serviço CENTRO POP e lá pode visualizar todo o desenvolvimento e protocolo de atuação dos serviços de Inclusão Social. Também foi até as cenas de uso onde as equipes de Centro POP dão a assistência necessária em parceria com os serviços de limpeza urbana, guarda municipal, consultório na rua e polícia militar.
No dia seguinte a atenção foi dispensada para os serviços de Saúde: visita ao Núcleo de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (NAPSad), que funciona 24 horas, sendo observado que os serviços de laborterapia são desenvolvidos juntamente com os serviços especializados de psicologia, psiquiatria, clínica geral e desintoxicação breve.
Segundo o superintendente da SUMAD, Wagner Alves Martins, logo após foi realizada visita à Unidade de Acolhimento Adulto, onde são acolhidos os usuários atendidos no NAPSad e também aqueles que estão em processo de readaptação em sociedade e vínculo familiar. Neste local também funciona a sede do “Consultório na Rua”, que faz visitas às cenas de uso para um acolhimento e convencimento de tratamento ambulatorial.
O curso de capacitação de multiplicadores do eixo Autoridade também foi visitado na sede da Guarda Municipal, sendo que o tenente Moisés representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJ) informou aos coronéis Patente e Sílvio a respeito do curso de capacitação que será iniciado no dia 17 de fevereiro/2014 em Sete Lagoas.
“Acreditamos que com a experiência adquirida em Santo André, os esforços para a implantação dos serviços que ainda não estão em funcionamento estarão de pleno acordo com a rede que está sendo formada no município e com isso a população estará recebendo a atenção necessária e serviços de ponta no que diz respeito à Prevenção, Tratamento e Reinserção de usuários de substâncias psicoativas e seus familiares, concretizando assim o desejo do nosso Prefeito Municipal”, afirma o superintendente da SUMAD, Wagner Martins.
Com informações ASCOM Prefeitura.