Apesar de essa segunda-feira, 3, ter marcado o início do ano letivo para os estudantes, algumas escolas trabalharam com horário reduzido e outras informaram apenas as turmas dos estudantes. O motivo da não realização das aulas foi a falta de profissionais nas escolas.
A mãe de aluno Lucimara Priscila lamenta a situação no bairro Itapuã onde os pequenos foram à escola apenas para conhecer a turma que vão frequentar durante o ano. “No bairro Itapuã as crianças do infantil e fundamental I só foram saber a turma, pois não tinha professores e todos voltaram pra casa e sem previsão de quando vai se iniciar as aulas”, informou.
Na escola Juvenal Machado, no bairro santa Rosa, os alunos serão dispensados mais cedo durante esta primeira semana também por falta de mão de obra. “Apenas falaram que os meninos sairiam mais cedo porque não tem auxiliar de professor”, disse a mãe de um aluno do maternal III, que preferiu não informar o nome.
A prefeitura informou em nota que realiza, nesta terça-feira, 4, a contratação de 123 profissionais para atender às escolas municipais. Segundo a secretaria de Educação serão 81 profissionais para o cargo de Professor I, com habilitação para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e 42 para o cargo de servente.
A chamada pública obedece à ordem classificatória dos inscritos, cujos critérios de seleção são os seguintes: tempo de serviço; diploma registrado em nível superior, com formação em Pedagogia; ou Curso Normal Superior com habilitação para Educação Infantil ou anos iniciais do Ensino Fundamental; ou Declaração de Conclusão de Curso acompanhado do histórico escolar. A contratação dos servidores é para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. O período do contrato é de 5 de fevereiro a 5 de maio de 2014.
De acordo com a FUMARC, instituição organizadora, o concurso não será homologado amanhã, como o previsto anteriormente, visto que foram verificados no resultado final vários candidatos empatados. Diante disso, a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas realizará Sorteio Público de Desempate, que será acompanhado pelos candidatos interessados, os quais serão comunicados através de correspondência encaminhada via Correios.
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data da sua publicação e da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período a critério da Prefeitura.
Por Marcelo com Ascom prefeitura