Começa nesta segunda-feira (5) a 16ª Semana de Integração Tecnológica (SIT) na Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas, um dos mais tradicionais eventos do agro da cidade, onde pesquisa, ensino e o setor produtivo se reúnem para trocar conhecimentos para impulsionar o desenvolvimento rural sustentável.

Neste ano, a 16ª SIT traz como tema “Oportunidades e desafios para a expansão agropecuária sustentável” – o evento está no calendário oficial da empresa nacional de pesquisa agropecuária de ações na Jornada pelo Clima, na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizado em Belém, capital do Pará. “A temática versará sobre oportunidades e desafios para regiões em expansão agropecuária no estado de Minas Gerais, englobando processos e tecnologias potenciais para a sustentabilidade do sistema produtivo”, comenta o engenheiro agrônomo Marco Aurélio Noce, do Setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo.
Dentro desta perspectiva, haverão três seminários com discussão de temas da atualidade. Na terça (6) ocorre o seminário “Mudanças Climáticas e a Produção Agropecuária: COP 30 e os desafios para o desenvolvimento sustentável”. No dia seguinte (7) será realizado o seminário “Biofábricas: produção, qualidade e impacto dos bioinsumos para a agricultura tropical sustentável”. Já na quinta-feira (8), o último seminário aborda “Oportunidades para a produção de sorgo no Brasil: alimentos, alimentação e energia na nova matriz de produção nacional”.
Cursos e lançamentos
Para além dos seminários, diversos cursos serão ministrados, voltados para o cultivo, manejo de pragas, tratamento de animais, dentre outros. As aulas custam R$ 30 e as inscrições ainda podem ser realizadas no site oficial do evento. A 16ª SIT também apresentará inovações, como o lançamento de um novo tipo híbrido de sorgo, desenvolvido em Sete Lagoas, que promete ter alto rendimento e muita resistência a doenças. O chamado “super sorgo” tem produtividade acima de 6 toneladas por hectare, o que anima os produtores do grão.
O evento conta com a parceria do Sistema Faemg (Faemg, Senar, Inaes e Sindicatos), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).